Dança afro enfoca rituais de fertilidade e abundância

Trupe Benkady leva espetáculo “Nimba” a dois centros culturais

Para os povos baga, que vivem na Guiné, na África ocidental, Nimba é uma espécie de deusa da fertilidade, celebrada nas cerimônias de dança durante as colheitas de arroz para que estas sejam abundantes.

Inspirando-se nessa tradição, o coletivo de dança paulistano Trupe Benkady criou o espetáculo “Nimba”, que será apresentado dia 21 de fevereiro, no Centro Cultural Tendal da Lapa; e no dia 22 do mesmo mês, no Centro Cultural Grajaú “Palhaço Carequinha”.

No palco, dançarinos e músicos, com trajes e instrumentos típicos, acompanham a coreografia especialmente criada pela diretora da companhia, Flávia Mazal. Dividido em quadros, o espetáculo enfoca a terra, a semeadura e a colheita, entre outros temas. Procura-se também enfatizar os elementos e simbologias femininas da natureza, presentes tanto nas deusas africanas como na própria Mãe Terra.

Segundo o grupo, a proposta central de “Nimba” é prestar uma homenagem ao espírito feminino existente em todos os seres humanos. “Acreditamos que, independentemente do gênero, assim como a terra, toda pessoa traz em si energias masculinas e femininas, que têm a potencialidade de gerar, criar, acolher, nutrir, impulsionar, estimular e transmutar.”

Por Gilberto De Nichile

Programação:
| Centro Cultural Tendal da Lapa. R. Guaicurus, 1.000. Zona Oeste | tel.: 3862-1837. Dia 21, 20h
| Centro Cultural Grajaú “Palhaço Carequinha”. R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252, Capela do Socorro. Zona Sul | tel.: 5925-4943. Dia 22, 18h
| Grátis