Cecília Massa interpreta ópera nas bibliotecas

Mezzo-soprano escolheu repertório dos séculos XVII e XVIII escrito para castrati

 I castrati (os castrados) eram cantores que possuíam a mesma extensão vocal das vozes femininas. Essa característica era obtida castrando os meninos cantores antes da puberdade. Eles estiveram em evidência principalmente na Itália do século 16, em especial depois que o papa Paulo Sisto V proibiu as mulheres de cantarem em público. Além de interpretarem os papeis femininos nas óperas, foram criadas composições próprias para seu tipo de voz.

Como não há mais castrati hoje em dia, o repertório feito para eles é interpretado por cantoras líricas.

É o caso da mezzo-soprano Cecília Massa. Neste mês, acompanhada pelo pianista Lucas Nogara, ela se apresenta em vários auditórios das bibliotecas municipais, dando continuidade à proposta da Secretaria Municipal de Cultura de difundir a arte operística em espaços diversificados. No recital, Cecília canta, entre outras composições, árias de óperas de Vivaldi, Händel, Mozart, Rossini e Bellini.

Bacharel em música pela Universidade Estadual de Campinas, a cantora trabalhou repertório dos séculos XVII e XVIII sob a orientação de Nicolau de Figueiredo. Foi finalista do 14º Concurso Maria Callas em 2016 e, no mesmo ano, bolsista da Thüringer Bachwochen, na Alemanha. Cantou missas e cantatas de Bach nas cidades alemãs de Weimar, Erfurt, Leipzig e Eisenach. No Brasil, atuou em diversas óperas no Theatro São Pedro, como Dido e Eneas, de Purcell, L’amico Fritz, de Mascagni, e Adriana Lecouvreur, de Cilea.

Por Gilberto De Nichille

Serviço: | Biblioteca Vicente Paulo Guimarães. R. Jaguar, 225, Vila Curuçá. Zona Leste. | tel. 2035-5322 e 2034-0646. Dia 22, 14h
| Biblioteca Belmonte. R. Paulo Eiró, 525, Santo Amaro. Zona Sul. | tel. 5687-0408 e 5691-0433. Dia 27, 14h30