Circuito Municipal de Cultura apresenta shows de BNegão Trio em cinco espaços da cidade

Grupo faz cinco apresentações em casas de cultura, centros culturais e no Teatro Décio de Almeida Prado, entre os dias 3 e 24 de novembro

Cristiano Filiciano

“Lute pelo seu direito de festejar. Festeje seu direito de lutar na vida”. O trecho foi extraído da música Essa é pra tocar no baile e retrata bem o tom de protesto que permeia a carreira do rapper carioca Bernardo Santos, mais conhecido por BNegão. Com uma forma contundente de expor seus posicionamentos, o músico integrou por anos a banda Planet Hemp e foi reconhecido internacionalmente com seus projetos paralelos, ultrapassando fronteiras. Em 2012, por exemplo, foi convidado para representar a música brasileira na cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Londres, ao lado de Seu Jorge, Madonna, Metallica e Bruce Springsteen.

Em novembro, ele desembarca na capital paulista com o projeto BNegão Trio, criado com dois amigos de longa data: Pedro Selector, trompetista do grupo Seletores de Frequência e DJ Castro, ex-integrante do Quinto Andar.  Idealizado apenas para shows ao vivo, o grupo faz cinco apresentações em casas de cultura, centros culturais e no Teatro Décio de Almeida Prado, entre os dias 3 e 24. O repertório contempla as três vozes, um instrumento de sopro e um par de toca-discos, que passa por todas as fases da carreira do cantor.

Entre as canções que não vão ficar de fora estão os sucessos do grupo Seletores de Frequência – do qual BNegão também faz parte –, como Funk até o caroço, Vamo!, e A verdadeira dança do patinho. Há ainda espaço para músicas que combinam samba de raiz, funk carioca e música jamaicana, resultando numa mistura sonora única.

Frequentador assíduo da cidade de São Paulo, BNegão se identifica com algumas manifestações artísticas e culturais daqui. “Os artistas da periferia de São Paulo estão muito bem representados com Rincon Sapiência, Criolo e Emicida. É muito bonito de ver”, ressalta ele, que frequenta espaços alternativos como o Sarau do Binho no Campo Limpo, onde, destaca que “só viu coisas boas”.

Outro aspecto importante do BNegão Trio é a influência do Afrofuturismo Digital, música que mistura o som dos ancestrais, do presente e do futuro. Essa expressão é derivada do movimento estético e cultural Afrofuturismo, que surgiu na década de 1960 e combina elementos de ficção científica, história e fantasia para retratar a história dos negros.


Apresentações:

| Centro Cultural da Juventude. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte
| tel. 3984-2466. Dia 3, às 20h

| Casa de Cultura do M’Boi Mirim. Av. Inácio Dias da Silva, s/nº, M’Boi Mirim. Zona Sul
| tel.: 5514-3408. Dia 6, às 20h

| Centro Cultural do Grajaú - Palhaço Carequinha. R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252, Capela do Socorro. Zona Sul
| tel.: 5925-4943. Dia 20, às 15h

| Espaço Cultural Itaim - Teatro Décio de Almeida Prado. Rua Lopes Neto, 206.
| tel.: 3079-3438. Dia 23, às 20h

| Casa de Cultura Vila Guilherme. | Praça Oscar Silva, 111 - Vila Guilherme. Dia 24, às 20h.