Praça das Artes recebe versão compacta de “Così fan tutte”

Ópera de Mozart é encenada no espaço de convivência, e une a Camerata da OER e cantores do Opera Studio

Traição feminina é o fio condutor de uma das obras mais populares de Wolfgang Amadeus Mozart, Così fan tutte. Escrita em 1790, a ópera cômica ganha uma versão compacta ao ar livre neste dia 15 de setembro (sábado), às 17h, no espaço de convivência da Praça das Artes. O enredo acompanha dois soldados que fazem uma aposta com um nobre sobre a honestidade de suas noivas. Para isso, eles se disfarçam e tentam seduzir um a noiva do outro. Para essa encenação, juntaram-se os instrumentistas da Camerata da Orquestra Experimental de Repertório (OER) e os cantores do projeto Opera Studio, ambos da Fundação Theatro Municipal de São Paulo.

Jamil Maluf, regente titular da OER e coordenador geral do espetáculo, explica como se deu essa fusão. “Até há pouco, as apresentações do Opera Studio, quando coordenadas pelo maestro Gabriel Rhein-Schirato, tinham apenas um pianista para acompanhar os cantores oriundos da Escola Municipal de Música. Agora, o acompanhamento é feito pelos mais de 30 instrumentistas da Camerata da OER, tornando os espetáculos muito mais ricos. Esta é a terceira ópera que apresentamos depois dessa fusão [as outras duas foram Bastião e Bastiana, também de Mozart, e O Elixir do Amor, de Gaetano Donizetti). Nossa proposta é apresentar duas óperas por ano, uma por semestre.”

A ideia é que sejam interpretados apenas os principais trechos da ópera. “Mesmo assim, o público terá uma visão completa da obra, pois a parte do enredo que não é cantada, é narrada pelos intérpretes”. Além disso, existe toda uma concepção cênica, a cargo de Keila Bueno, e figurinos com peças selecionadas na Central de Produção do Theatro Municipal.
Participam de Così fan tutte os cantores Mariana Álamos (no papel de Fiorfiligi), Laiana Oliveira (Dorabela), Karen Stephanie (Despina), Felipe Bertol (Ferrando), Athos Teixeira (Guglielmo) e Votor Mascarenhas (Don Afonso). O espetáculo tem uma hora de duração.

Por Gilberto De Nichile

| Praça das Artes. Av. São João, 281, Centro. Dia 15, às 17h. Grátis (não é necessário retirar ingresso).