Em “Vestida de Shakespeare”, atriz interpreta três personagens do dramaturgo inglês

Espetáculo é apresentado em cinco Casas de Culturas entre os dias 2 e 16 de dezembro

Após uma ampla trajetória atuando em obras do dramaturgo William Shakespeare, a atriz Christiane Tricerri escolheu três das personagens mais icônicas do autor para criar um espetáculo próprio: Catarina, de “A Megera Domada”; Titânia, de “Sonhos de Uma Noite de Verão”; e Cleópatra, de “Antônio e Cleópatra”. Todas essas mulheres são interpretadas por Tricerri em “Vestida de Shakespeare”, peça na qual a atriz vai se transformando de uma personagem a outra, sem deixar de lado a sua própria personalidade.

As apresentações são gratuitas e a temporada tem início no dia 2, na Casa de Cultura de Santo Amaro. Depois, o espetáculo é encenado nas casas do Itaim Paulista (dia 3), Salvador Ligabue (dia 6), do Tremembé (dia 10) e Chico Science (dia 16).

A atriz, que chegou a protagonizar “Sonhos de Uma Noite de Verão” no Festival de Shakespeare em Nova Iorque, conta que, na época do dramaturgo inglês, as protagonistas femininas eram interpretadas por homens. O próprio texto de Shakespeare de “Antônio e Cleópatra” continha uma brincadeira quanto a esse costume – texto que ela reaproveitou no espetáculo, cuja dramaturgia mescla trechos das obras correspondentes a cada uma das personagens. “É muito interessante interpretar personagens femininas e ao mesmo tempo ter essa metalinguagem no texto”, comenta a atriz. “Todas as protagonistas do Shakespeare são de grande humanidade, por isso resistem há séculos”, complementa.

Quanto à escolha das três personagens, Christiane conta que escolheu duas que já tinha interpretado e acrescentou Cleópatra. “Esse foi o papel mais desafiador, pois a estou descobrindo”, explica. “Além disso, é a única personagem que realmente existiu”. Ela conta ter a ambição de fazer uma montagem de “Antônio e Cleópatra” no futuro, mas interpretando a Rainha do Egito sem glamour, ao contrário do filme de Joseph L. Mankiewicz com Elizabeth Taylor.

Interagindo com o público, chamando pessoas para interpretar com ela no palco ou mesmo explicando e respondendo curiosidades sobre Shakespeare, Christiane promete um espetáculo irreverente. A escolha do próprio título, inclusive, tem uma explicação bem-humorada. “Como sou uma atriz que muitas vezes fica nua no palco, digo que finalmente fiz um espetáculo vestida”, brinca Christiane, que protagonizou recentemente, sem roupas, o monólogo “A Merda”.

Por Gabriel Fabri

Serviço: Diversos espaços. 55 min. Livre.
| Casa de Cultura de Santo Amaro. Pça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434, Santo Amaro. Zona Sul. Tel: 5522-8897. Dia 2, 20h.
| Casa de Cultura do Itaim Paulista. Rua Monte Camberela, 490 – Itaim Paulista – Zona leste. Dia 3, 19h.
| Casa de Cultura Salvador Ligabue. Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 - Freguesia do Ó. Zona Norte. Tel.: 3931-8266. Dia 6, 21h.
| Casa de Cultura do Tremembé. R. Maria Amália Lopes de Azevedo, 190 - Tremembé. Zona Norte. Tel.: 2991-4291. Dia 10, 17h.
| Casa de Cultura Chico Science. Av. Tancredo Neves, 1265 - Moinho Velho. Zona Sul. Tel.: 2969-7066. Dia 16, 17h.