Parque do Ibirapuera recebe 14ª edição do Bourbon Street Fest

Dia 1º tem workshop para os estudantes de música do Instituto Baccarelli, Heliópolis. Este ano será com Tony Hall e The Heroes

 Em sua 14ª edição o festival, um dos mais aguardados pelos paulistanos, volta a ocupar o Bourbon Street, dias 30/11 e 1º/12, e o Parque do Ibirapuera, no dia 03/12, com entrada gratuita e realização da Secretaria Municipal de Cultura.
Neste ano, as atrações serão Tony Hall & The Heroes e Mahogany Blue. Considerado pelos críticos um dos melhores baixistas do mundo, Tony Hall é o grande mago do instrumento, além de interpretar de forma brilhante grandes sucessos dançantes da música negra americana. O explosivo trio vocal Mahogany Blues volta ao Bourbon Street com um repertório de R&B, Soul e Pop contemporâneo, que deixa transparecer a influência gospel dos tempos que ainda cantavam em igrejas - revivendo assim toda a tradição da música de New Orleans.

“A SMC está feliz de poder contribuir para a realização deste evento de grande importância para a agenda cultural da cidade de São Paulo”, ressalta o secretário municipal de Cultura, Andre Sturm.

Nos shows gratuitos ao ar livre quem dá as boas vindas é a Orleans Street Jazz Band uma autêntica Street Band que circula entre a plateia e aquece o publico antes das atrações principais. Na casa, durante a semana, o Bourbon Street Jazz Quartet abre a noite de sexta e o DJ Crizz, mantém o clima antes e depois dos shows, com uma seleção especial inspirada em New Orleans, na quinta.

No parque, na casa, na cozinha!

Assim é o Bourbon Street Fest. Pioneiro e um dos maiores festivais de música negra americana no Brasil, chega a 14ª edição com três dias de música e gastronomia, incluindo shows, com encerramento gratuito no Parque do Ibirapuera, dia 3 de dezembro.

O festival, que em 2015, reuniu mais de 40 mil pessoas ao longo de uma semana, já trouxe para o Brasil a banda superfunky Galactic, hypado grupo de música cajun Lost Bayou Ramblers, Delfeayo Marsalis, a brass band Dirty Dozen, Allen Toussaint, Trombone Shorty, Preservation Hall Jazz Band entre muitos outros.
Criado e produzido por uma das melhores casas de jazz do mundo – o Bourbon Street Music Club, de São Paulo, que completará 25 anos em 2018 –, o Bourbon Street Fest celebra a boa música mesclando modernidade e tradição com artistas que representam toda a diversidade musical da Louisiana e particularmente de New Orleans.
Pratos típicos

O Festival é uma celebração à música, à cultura e à culinária da Louisiana, trazendo ao Brasil o alto astral e a descontração que só New Orleans tem. O Bourbon Street Music Club oferece um cardápio inspirado na cozinha cajun e créole, típicas da região americana.

São pratos levemente condimentados, como o Jambalaya e o Gumbo, típicos da culinária de New Orleans, resultado da combinação das culturas francesa, espanhola, africana e indígena, que formaram o grande caldeirão cultural da região, em releituras assinadas pelo chef Luís Fernando Sanguini.

Pelo social
Haverá ainda um workshop gratuito para jovens que estudam música no Instituto Baccarelli, em Heliópolis, São Paulo. Este ano acontecerá no dia 1º. de dezembro, às 14h30, com Tony Hall & The Heroes.
Outra contribuição social do festival é destinar uma área especial no show de abertura ao ar livre, para 100 crianças e adolescentes da periferia, que estudam música ou tocam algum instrumento.
O evento é realizado pelo Bourbon Street Music Club e conta com o apoio do Consulado dos Estados Unidos - São Paulo.
www.bourbonstreetfest.com.br

 

*LINE UP*

Tony Hall & The Heroes
Considerado pelos críticos um dos melhores baixistas do mundo, Tony Hall é o grande mago do instrumento em New Orleans. Suas composições representam o mais puro funk e rhythm & blues, além de interpretar de forma brilhante grandes sucessos dançantes da música negra americana.
Tony começou sua carreira aos 10 anos, em 1968, tocando bateria na banda do avô Gus Fontenette. Em 1980, juntou-se ao The Meters Band como baixista e vocalista abrindo shows dos Rolling Stones. Tocou também ao lado dos mais diferentes artistas como: Bob Dylan, Harry Connick Jr., Stevie Wonder, B.B. King, Wynton Marsalis, George Clinton, Neville Brothers, Carlos Santana, Dave Matthews e Anita Baker, entre outros.
Além de liderar sua própria banda, The Heroes, Tony também faz parte do grupo Dumpstaphunk, ao lado de Ivan Neville e Ian Neville.
Ficha Técnica:

Tony Hall - baixo e vocais
Kurt Brunus - teclado e trompete
Kenny Brown - Guitarra
Raymond Weber - Bateria
Alex Wasily - trombone
Parris Fleming - trompete

Mahogany Blue

Para matar as saudades do Mahogany Blue, o Bourbon Street traz novamente aos seus palcos a presença destas três musas negras norte-americanas.

Yadonna, Dorenee e Lanita esbanjam classe e domínio de palco em um repertório de R&B, Soul e Pop contemporâneo, que deixa transparecer a influência gospel dos tempos que ainda cantavam em igrejas - revivendo assim toda a tradição da música de New Orleans.

O trio se juntou no final dos anos 80 e no início dos anos 90 excursionaram com o ator Bruce Willis para fazer a abertura de seu The Planet Hollywood na Austrália, Indonésia Londres e Korea. Também fizeram o show de abertura de Tina Turner em Paris.

Entre as principais influências do grupo estão cantoras como: Aretha Franklin, Sister Sledge e The Supremes, de quem o Mahogany interpreta o sucesso “Aint No Mountain High Enough”. Ainda estão presentes, sucessos como “Hero”, conhecido na voz de Tina Turner e “Lady Marmelade”.

Ficha Técnica
Lanita May - Voz
Dorenee Carter (Sweetie) - Voz
Yadonna West – Voz
Tony Hall - baixo e vocais
Kurt Brunus - teclado e trompete
Kenny Brown - guitarra
Raymond Weber - bateria
Alex Wasily - trombone
Parris Fleming – trompete


Bourbon Street Jazz Quartet
O BS Jazz Quartet é prata da casa Bourbon Street Music Club. Afinal, são quase 20 anos de som, como banda oficial do piano bar do clube. Liderado pelo baterista Sergio Della Monica, que tocou com Rita Lee, Gal Costa, Ney Matogrosso, Gilberto Gil, Marina Lima, Frenéticas e Cazuza (só para citar alguns nomes em sua extensa e admirável ficha corrida de serviços prestados ao pop rock nacional), o quarteto ocupa seu lugar no line up do Bourbon Street Fest com a missão de levar o melhor da música instrumental, unindo jazz e MPB, ao maior público possível.

"Fazemos um fusion de jazz rock, com tempero latino, ingredientes da música brasileira (Bossa Nova e samba) e pitadas de R&B, funk e soul", define Della Monica. O grupo pode ser apreciado no Bourbon Street Music Club às sextas e sábados, e tem quatro discos gravados ao vivo. Para os shows no Bourbon Street Fest, o BS Jazz Quartet pode até virar excepcionalmente quinteto em algumas músicas, trazendo um(a) vocalista convidado(a). "É uma possibilidade que estamos estudando para reforçar um repertório mais pop, que consideramos a cara desse festival", revela Della Monica, ainda sem citar nomes. E como a improvisação está no DNA dos músicos habitués do BS (destaque para o tecladista Ary Holland e o baixista Chico Wilcox) e da experiência musical de Della Monica como "maestro" dessa banda, espere-se muitas novidades para o festival. Quem viver ouvirá.

Orleans Street Jazz Band
Formada por banjo, trompete, trombone, washboard e tuba, a Orleans Street Jazz Band já pode ser considerada uma instituição dos festivais do Bourbon Street Music Club. No Bourbon Street Festival, a banda ganha contornos de trio elétrico: atrás dela só não vai quem já morreu.

Mesclando jazz tradicional com uma pitada de modernidade e muito bom humor, a Orleans Street Jazz Band vai garantir a interação com o público pelas ruas de São Paulo e pelo Parque do Ibirapuera mais uma vez em 2015. Sua formação acústica e itinerante permite entregar o melhor do dixieland, o mais autêntico som da cidade de New Orleans, às massas.
O repertório inclui standards norte-americanos (All of Me), clássicos do jazz (Blue Monk, When the Saints Go Marching In), Rhythm and Blues (Corrine Corrina), Pop (I Can`t See Clearly Now), além de versões instrumentais de temas brasileiros, entre eles, os sempre pedidos Do Leme ao Pontal e Manuel (de Tim Maia e Ed Motta, respectivamente) e a eterna Aquarela de Brasil.

Ficha técnica:
Alessandro Silva: Tuba
Eloy Neto: Trombone
Renato Correa Silva: wahsboard
Alexandre Rodrigues: Banjo
Washington Barros: trompete
Augusto Vechini: Sax

DJ Crizz
DJ profissional desde 2003, Crizz fecha três noites do festival com jazz, bossa brazilian lounge, versões de chorinho. É uma verdadeira máquina de hits, acumulando a responsa adicional de ser o DJ oficial da casa de shows paulistana Bourbon Street Music Club, além de discotecar em diversos tipos de festivais de jazz e outros eventos – entre eles, a festa particular de Paul MacCartney em sua primeira vinda ao Brasil.


* PROGRAMAÇÃO *
30/11 – 5ª.feira

Tony Hall & The Heroes

DJ Crizz faz a trilha antes e depois do show

Local: Bourbon Street | Rua Dos Chanés, 127 – Moema – SP
Bilheteria Bourbon Street: Rua dos Chanés 194 – de 2ªf.a 6ª.f das 10h às 20h, sábado e feriado das 14h às 20h
Fone para reserva: (11) 5095-6100 (Seg. a sexta) das 10h às 18h
Abertura da casa: 21h00
Show: 22h30
Duração: 80 min. aproxim.
Duração: 70 min. aproximadamente
Couvert Artístico: 1º Lote R$ 75,00
Venda também pela Ingresso rápido - 11 4003 1212 www.ingressorapido.com.br
Capacidade: 580 pessoas
Estacionamento/ Valet: R$ 25,00
Aceita todos os cartões de débito e crédito.
Acessibilidade motora
Ar condicionado.
Wi-fi ( solicitar senha na casa)
Homepage: http://www.bourbonstreet.com.br/


01/12 – 6ª.-feira

Mahogany Blues
Bourbon Street Jazz Quartet – abertura (Piano Bar)
Local: Bourbon Street | Rua Dos Chanés, 127 – Moema – SP
Bilheteria Bourbon Street: Rua dos Chanés 194 – de 2ªf.a 6ª.f das 10h às 20h, sábado e feriado das 14h às 20h
Fone para reserva: (11) 5095-6100 (Seg. a sexta) das 10h às 18h
Abertura da casa: 21h00
Show: 00h00
Duração: 80 min. aproxim.
Duração: 70 min. aproximadamente
Couvert Artístico: 1º Lote R$ 85,00
Venda também pela Ingresso rápido - 11 4003 1212 www.ingressorapido.com.br
Capacidade: 580 pessoas
Estacionamento/ Valet: R$ 25,00
Aceita todos os cartões de débito e crédito.
Acessibilidade motora
Ar condicionado.
Wi-fi (solicitar senha na casa)
Homepage: http://www.bourbonstreet.com.br/

03 / 12 – domingo – Encerramento - Parque do Ibirapuera – GRÁTIS
Local :Parque do Ibirapuera - Portão 10 – Av. Pedro Álvares Cabral s/n – Arena de Eventos, próximo Museu Afro Brasil
• 15:15 - Orleans Street Jazz Band
• 16:00 – Tony Hall & The Heroes
• 17:30 – Mahogany Blue

Realização: Bourbon Street Music Club