CCSP comemora 25 anos com novas exposições

 A arquitetura e o cotidiano do Centro Cultural São Paulo serviram de inspiração para a mostra Outra objetividade – o CCSPno olhar dos artistas, que integra a série de exposições comemorativas dos seus 25 anos. Entre os 11 fotógrafos convidados, Nair Benedicto surpreende com um ensaio em que despontam, em close, três deficientes visuais durante um dia de visita à Biblioteca Braille. Para retratar “a vida que emana da construção”, German Lorca, fotógrafo oficial das comemorações do IV Centenário da cidade, acrescentou ao seu acervo – que inclui obras referenciais da fotografia dos anos 50 – cerca de 60 imagens do espaço.

Idealizada pelo artista catalão Antoni Abad, a exposição Motoboys de celulares trafegam na internet é destaque no mundo virtual. Imagens captadas por câmeras de aparelhos celulares de motoboys são transmitidas em tempo real para o site www.zexe.net/saopaulo. “O projeto surgiu da percepção do modo pejorativo com que a mídia tratava esses profissionais”, explica Abad, que já realizou exposições nesse formato com taxistas no México e imigrantes nicaragüenses na Costa Rica. No CCSP, uma TV exibe imagens já captadas pelo grupo, incluindo depoimentos e entrevistas. A exposição, que fica na internet até 10 de junho, explora, ainda, o universo dos motoqueiros pelo prisma da única mulher do grupo, Adriana Maria de Oliveira, 30 anos, que trabalha na profissão há três. “Não há preconceito entre nós, as mulheres são tratadas de igual para igual”, completa.

Fotos, manuscritos e cartazes que acompanham o desenvolvimento das áreas de artes cênicas, cinema, artes gráficas, literatura, fotografia, artes plásticas e música em São Paulo desde 1935, são expostos na Sala Tarsila do Amaral dentro da mostra 30 anos do Idart (Departamento de Informação e Documentação Artística – que já funcionou no Solar da Marquesa de Santos e na Casa das Retortas). A memória musical da cidade aparece na trilha sonora que complementa a mostra – com clássicos do iê iê iê e entrevistas com ícones do movimento tropicalista. Uma projeção, às 16h, revela curiosidades da história da televisão.


Em função de um incêndio ocorrido no CCSP dia 17 de maio, a área das exposições foi temporariamente fechada. A programação será retomada neste mês. Os horários e dias de visitação podem ser confirmados pelo telefone 3383-3400.