Praça das Artes sedia abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno

Edição deste ano aborda o tema das mães que conciliam a vida profissional com a maternidade; atividades artísticas promovem o vínculo entre a mãe e o bebê

Acontece neste sábado, dia 1º de agosto, na Praça das Artes, a abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), realizada pela Prefeitura de São Paulo por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e o programa São Paulo Carinhosa.

Para celebrar a data e promover esse importante vínculo entre as mamães e seus bebês, serão realizadas diversas atividades, entre as 11h e 17h. A programação traz uma vivência com o grupo Palavra Cantada, às 15h e apresentações do grupo Beatles Para Crianças às 16h, além de uma programação dedicada completa de oficinas com vivências como Dança Materna.
 
A edição de 2015 do evento tem como principal ação apoiar mulheres que combinam vida profissional com o período de amamentação. Revisitando o tema  da campanha de 1993, é notável  o crescimento da participação feminina no mercado de trabalho nesses 22 anos, bem como a adoção de medidas para que a amamentação não seja abandonada - através de ações de promoção dos direitos da maternidade - que favorecem  amamentação em lugares públicos, e principalmente em locais de trabalho.

A Declaração de Innocenti (Ministério da Saúde - 1990) reconheceu que aleitamento materno proporciona nutrição ideal para crianças e contribui para o seu crescimento e desenvolvimento saudáveis. Desta forma, a SMAM serve de ferramenta de luta pelos direitos legais e da regulamentação de direitos à maternidade.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno tem o objetivo de mostrar que há diversas possibilidades de combinar trabalho e criação dos filhos, em especial o período de amamentação, com a vida profissional - seja ela formal ou informal – e tornar a prática respeitada, além de regulamentada por lei.

Confira a programação completa:

11h – Trupe Pé de Histórias
12h – Kiara Terra
14h – Clássicos do Circo
15h – Vivência com o grupo Palavra Cantada
16h – Beatles Para Crianças

Oficinas

Para Mães e Bebês
11h – Minha Mãe Canta para Mim Desde a Barriga e Eu Gosto
12h – Oficina de Aguayo
13h – Dança Materna
14h – Oficina de Sling

Para Crianças

0-3 anos – 12h às 15h – Oficina de Musicalização
3-7 anos – 11h às 15h -  Oficina de Fantasia
7-12 anos – 12h às 16h – Oficina de Horta

Serviço: Abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno. Dia 1º de Agosto de 2015.  Das 11h às 17h
Praça das Artes - Avenida São João, 281 – Centro. (próximo das Estações Anhangabaú, República e São Bento do metrô)