Mostra de Dança celebra 10 anos do Núcleo OMSTRAB

Núcleo Omstrab comemora uma década de trabalho retratando o cotidiano e os problemas das grandes cidades em três coreografias. A Mostra, que acontece na Galeria Olido entre os dias 10 e 13, reúne espetáculos interpretados por Fernando Lee, lex Martins, Márcio Greyk e Vitor Bassi. Omstrab , trabalho que representou o Brasil na 7ª Bienal de Dança de Lyon , abre a programação. Desenvolvida a partir de pesquisas com comunidades do Nordeste e manifestações de dança de rua, a coreografia recria a mistura gestual e rítmica de operários nordestinos em grandes centros urbanos. Na trilha musical, ssinada por Nilson Dourado e Pedro Peu, rítmos como o rap e o rock juntam-se ao repente e ao maracatu.

O desenvolvimento dos meios de transporte é a fonte de inspiração dos movimentos da coreografia Omnibus . Gestos da arte marcial Aikido e da Capoeira de Angola são ncorporados ao espetáculo, que acontece ao som de músicas executadas ao vivo. Calçada Plugada dá continuidade a FiscalizAções , trabalho anterior da Cia., em que o texto se funde a partituras musicais. Retratando o movimento de pedestres nas calçadas, os bailarinos questionam a mecanização do homem dentro da nova problemática urbana: segurança versus privacidade.

Um workshop nos dias 12 e 13 encerra a programação comemorativa do Omstrab. Coordenado pelo diretor da companhia, Fernando Lee, e dirigido a profissionais de dança, música e teatro, o curso aborda princípios de dança contemporânea.

O grupo recebe apoio do Programa Municipal de Fomento à Dança.

Veja a programação.