Programação cultural homenageia o mês da mulher

CCSP, Galeria Olido e Centro Cultural da Juventude prepararam programação variada com exposições, dança, música, cinema e literatura

O mês de março abre sua programação com eventos especiais em homenagem às mulheres no Centro Cultural São Paulo, Galeria Olido e Centro Cultural da Juventude. 

As comemorações começam no dia 1º com a apresentação de Frida, abrindo a mostra 24 mulheres, no Centro Cultural da Juventude, que exibe até o dia 29 mais de trinta filmes que refletem o universo feminino sob a ótica de protagonistas sempre mulheres. Entre eles os premiados Fale com ela, Oscar de melhor roteiro original, Meninos não choram, Oscar de melhor atriz para Hillary Swank, além da apresentação do Making Of do brasileiro Antônia, no dia 7, seguido de debate a respeito da atuação cultural de jovens mulheres na região da Brasilândia.

O Projeto LilásMulheres de todas as artes presta sua homenagem com programação de cinema, música, dança e exposição. A mostra As realizadoras, acontece na Galeria Olido, entre os dias 6 e 21 e conta com 24 filmes dirigidos por mulheres. Entre eles o brasileiro Bicho de sete cabeças, com direção de Laís Bodanzky, Gajin, os caminhos da liberdade, por Tizuka Yamazaki e Meninas, por Sandra Werneck. O projeto apresenta ainda Visões femininas no cinema mundial, na Galeria Olido, com exibições de obras de Sofia Coppola, Diane Keaton, entre outras.

No Centro Cultural São Paulo, do dia 6 a 11, acontece a mostra O homem que entende as mulheres¸ uma seleção de obras do diretor espanhol Pedro Almodóvar. 

Também estão programadas apresentações de coreografias inéditas de dança contemporânea criadas e interpretadas por mulheres e a exposição Mulheres em foco, um recorte do acervo da Coleção de Arte da Cidade de São Paulo, com destaque para alguns trabalhos que apresentam o traje feminino em diversos momentos históricos. Na área musical, o Projeto Chuva de estrelas – 2007 traz uma programação especial com apresentações de cantoras de MPB como Roberta Granchy e Rita Maria, o resgate do chorinho, com a banda As quatro na madrugada, além da integração do projeto 5ª na Faixa, com exibições gratuitas de MPB, Jazz, Bossa Nova, entre outros.

No Centro Cultural da Juventude haverá ainda o sarau Mulheres autoras que enfoca a presença das mulheres na literatura, música e teatro, com inscrições gratuitas para 100 pessoas, além da palestra História da arte: o feminino na arte, que abordará temas como as mudanças de estilos e conceitos ao se retratar a mulher em sua trajetória como artista, da Renascença ao Modernismo.

Serviço:
O homem que entende as mulheres - Projeto Lilás, Mulheres de todas as artes - 16 anos. Centro Cultural São Paulo – Sala Lima Barreto. Centro. De 6 a 11. Retirar ingresso gratuito com uma hora de antecedência.

24 mulheres - Centro Cultural da Juventude. De 1º a 29. Grátis

Visões femininas no cinema mundial – Projeto Lilás, mulheres de todas as artes - Galeria Olido – Cine Olido. Centro. De 22/3 a 1º/4. Retirar ingresso gratuito com uma hora de antecedência.

As realizadoras... – Projeto Lilás, mulheres de todas as artes. Apoio: Cinemateca Brasileira. 16 anos. Galeria Olido – Cine Olido. Centro. De 6 a 21. Retirar ingresso gratuito com uma hora de antecedência.

O feminino na dança – Projeto Lilás ,Mulheres de todas as artes - 12 anos. Centro Cultural São Paulo – Sala Paulo Emílio Salles Gomes. Centro. De 14/3 a 8/4. 4ª a sáb., 21h. Dom., 20h. Grátis.

Mulheres em foco - Projeto Lilás, Mulheres de todas as artes - Centro Cultural São Paulo – Sala Tarsila do Amaral e Gabinete de Papel. Centro. Abertura: 14/3, às 11h. Visitação: de 15/3 a 29/4. 3ª a 6ª, das 10h às 20h. Sáb., dom. e feriado, das 10h às 18h. Grátis

Mulheres autoras - 100 vagas. Centro Cultural da Juventude. Zona Norte. Dia 9, 19h. Grátis

Projeto Chuva de estrelas – 2007 - Projeto Lilás, Mulheres de todas as artes. Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa. Centro. 6ª e sáb., às 19h. Dom., 18h. 5ª na faixa – Projeto
Chuva de Estrelas 2007 - Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa. Centro. 5ª, 19h. Grátis