Relatório 2014

Resumo Executivo

Atividades de 2014

BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE

A Biblioteca Mário de Andrade desenvolveu ao longo do ano ações que propiciaram a reflexão sobre temas históricos e atuais, como os Seminários que discutiram Democracia e História no Brasil, e o Seminário que discutiu a Noite Paulistana. Abriu suas portas para entidades culturais, com eventos como a Semana Japão, ou exposição sobre Aleijadinho.Proporcionou aos leitores e usuários da biblioteca a convivência e compartilhamento de ideias e conhecimentos, com o Clube de Leitura, Primavera dos Livros, Leitores e Leituras.

Levou para Feira de Livros de Buenos Aires, uma amostra da literatura feita na  periferia da cidade de São Paulo, escritores e poetas reproduziram na capital portenha os saraus paulistanos, resultando uma publicação independente e conjunta, de escritores da periferia de São Paulo e de Buenos Aires, em português e em espanhol.  

CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE

Centro Cultural da Juventude proporciona a transversalidade das diversas temáticas relativas à vivência da condição juvenil por meio da cultura, buscando a partir de uma programação cultural diversificada, quer seja nas diversas oficinas de formação como práticas e mídias sociais, circo, horta comunitária e dublagens, para citar algumas, como através de programas como o Jovem Monitor, que estimula a inserção socioeconômica de jovens, mediante o oferecimento de formação direcionada e experimentação profissional no campo da cultura, através de atividades práticas e teóricas de caráter formativo.O CCJ garantiu espaços institucionais de participação popular com a realização de Fóruns Participativos de Gestão (1 por semestre) e a recém eleição do Conselho Consultivo do CCJ. Também realizou o Orçamento Participativo da Programação, novo projeto do CCJ que tem como objetivo estabelecer metodologias participativas para definição de programações ao longo do ano.

CENTRO CULTURAL DA PENHA

Tem buscado oferecer espaços para experimentação e reflexão através de manifestações culturais, como Ocupação Preta que em conjunto com entidades e grupos culturais da região, buscam localizar histórica e culturalmente a presença da população afrodescendente. Aproveitando o clima de copa do mundo, promoveu o rachão poético com poetas e escritores de todas idades e regiões.Espetáculos de música, teatros e programação sistemática de cinema também foram oferecidas na região, buscando criar e formar platéias.

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

O CCSP conta com uma programação que pode ser desfrutada gratuitamente ou a preços populares, com espetáculos de teatro, dança e música, séries voltadas à literatura e à poesia, exposições de artes visuais, atividades ligadas aos acervos, projeções de cinema e vídeo, web rádio, oficinas, debates e palestras. Entre as atividades realizadas em 2014, destacam-se a exposição Ocupação Mario de Andrade, em parceira com o Itaú Cultural, a exposição Missão, com uma seleção de objetos e documentos originais da Missão de Pesquisas Folclóricas que compõe o Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarega e a exposição NORDESTE REINVENTADO NA IMAGEM GRAVADA, mostra retrospectiva da xilogravura do Nordeste. Além da produção artística e oferta de programação qualificada, tem se destacado o compromisso do centro cultural com as questões da acessibilidade. Para tanto, a curadoria promove espetáculos acessíveis com audiodescrição ou braille, contação de histórias com interpretação de LIBRAS, entre outras atividades que possam contemplar qualquer tipo de deficiência.
 
CENTRO DE FORMAÇÃO CULTURAL CIDADE TIRADENTES

O Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes é um espaço público que congrega a fruição e a formação cultural, com enfoque nas ações de qualificação na área da cultura. Entre as atividades desenvolvidas em 2014, destacam-se as oficinas livres em diversas linguagens artísticas e esportivas, as atividades dos Programas Vocacional e Piá e os cursos de formação técnica e profissionalizante, desenvolvidas também por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec. Para melhor estruturação do Centro Cultural, em dezembro foi aprovada na Câmara Municipal a lei que reestrutura a Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura, projeto elaborado pelo Executivo que articulará a oferta de cursos profissionalizantes e ampliará as vagas oferecidas em equipamentos públicos municipais e que passa para a gestão da fundação o Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes.

COORDENAÇÃO DE PROGRAMAÇÃO

Lançado em junho de 2014, o Circuito São Paulo de Cultura é uma política de programação cultural baseada na democratização do acesso à cultura. Seu principal objetivo é promover a circulação da produção artística pelas diversas regiões da cidade, e fortalece a ação da SMC no território e os vínculos da comunidade com os equipamentos culturais da Prefeitura. Entre suas principais ações, destacam-se, na música, apresentações de Cauby Peixoto, Angela Maria, Otto, Frevo Rasgado com Maestro Spok, Moraes Moreira, Orquestra Afrosinfônica com Luis Melodia; nas Artes Cênicas, a Trilogia Pirandello com Cacá Carvalho e Usufruto; Infantil, as Oficinas Mamusca, Kiara Terra, Pedro e o Lobo - OER & Emicida; e a parceria com a SP Carinhosa para a realização da Exposição “O mundo segundo Mafalda” e do Festival Cocidade.

Na Diretoria de Eventos, destaca-se as atividades do Aniversário da Cidade de São Paulo, espalhadas por todas as regiões da cidade, a Virada Cultural, que atrai um público de cerca de 4 milhões de pessoas para suas 24 horas de atrações gratuitas, o Mês da Cultura Independente (MCI), que produz shows gratuitos em mais de 60 locais da cidade, e o Projeto 23: Arte na Rua, que, com mais de 70 murais, 13 curadores, 450 artistas e 15 mil metros quadrados, criou o maior mural dedicada a arte urbana da América latina.
 
COORDENAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS – CSMB

Entre as diversas atividades de contação de história desenvolvidas pela CSMB, destaca-se a Noite na Biblioteca, quando 38 crianças passaram a “Noite na Biblioteca” com contações de história, apresentação de DJ com repertório adequado, brincadeiras etc, no mês de outubro. Também foram realizadas diversas oficinas, enrtre elas de Oficina de Clown para crianças, de Escrita e de Xilogravura. Também vale mencionar a intensa programação cultural da CSMB, como o Circuito de Teatro Infantil, a Programação Ônibus Biblioteca e o Bloco das Emílias e Viscondes.

COMISSÃO DE AVERIGUAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS – CAAPC

Em 2014, o CAAPC ficou responsável pelas gestões para a regulamentação da nova lei de Incentivo, publicada em dezembro de 2013, e pelo passivo das prestações  de contas de editais anteriores. 

DEC

Entre as atividades de formação do DEC, destacam-se o Programa Vocacional, que em 2014 contou com 195 artistas contratados, atendendo 3.700 jovens por semana, com idade a partir de 14 anos; o Programa de Iniciação Artística – PIÁ, que contou com 78 artistas contratados, atendendo 1.900 crianças (entre 5 a 14 anos) por semana; e o EMIA, Escola Municipal de Iniciação Artística, que atendeu 1.900 crianças (de 05 a 12 anos) por semana. Além disso, destaca-se a intensa programação do Cine Olido, com mostras, por exemplo, sobre cinema nigeriano, equatoriano e japonês, além de exibições de filmes feitos pelas comunidades do Hip Hop, do Rap e da Periferia de São Paulo. O DEC também foi responsável pela intensa programação das Salas Paissandu e Olido, além da Vitrine da Dança e dos Teatros de Bairro.

DPH E CONPRESP

Na ampla atuação do DPH e do CONPRESP, destaca-se a realização dos 200 anos do Obelisco – Largo da Memória, o Projeto Fontes de São Paulo – para a reativação das fontes da cidade, e o registro, como patrimônio imaterial, de 22 teatros paulistanos.

FUNDAÇÃO THEATRO MUNICIPAL

O Theatro Municipal teve um intensa programação cultural em 2014, destacando-se, além de atividades de formação cultural e de apresentação dos corpos estáveis, a realização de 6 óperas, entre elas Carmen, Salomé e Tosca, sucessos de público e de crítica, o que possibilitou um aumento tanto do público quanto da arrecadação do Palco de São Paulo. Na Praça das Artes, além de apresentações da Orquestra Experimental de Repertório, do Quarteto de Cordas e do Coral Paulistano, ocorreram grandes exposições, entre elas “O Mundo Segundo Mafalda”, que atraiu um público até o início de fevereiro de 2015, já havia atraído mais de 100 mil pessoas.
 
GERENCIAMENTO TÉCNICO DE OBRAS – GTO

Durante o ano de 2014, destaca-se a atuação intensa do GTO na reforma e ampliação dos teatros Arthur Azevedo, Flávio Império e Paulo Eiró, este último já entregue no início de 2015.

ARQUIVO HISTÓRICO E MUSEU DA CIDADE DE SÃO PAULO

Entre as diversas mostras e eventos realizados nos muitos espaços do Arquivo Histórico e Museu da Cidade de São Paulo, destacou-se a Mayas: revelação de um tempo sem fim. A maior exposição já feita sobre a civilização, atraiu um público de mais de 150 mil pessoas à OCA, retomando sua vocação de equipamento cultural de ponta da cidade.


NÚCLEO DE CIDADANIA CULTURAL

Os destaques do Núcleo de Cidadania Cultural foram a implantação da rede municipal de Pontos de Cultura em convênio com o Ministério da Cultura; o edital de Agentes Comunitários de Cultura que contemplou 150 produtores culturais de todas as regiões da cidade; o Programa Aldeias como principal “porta de entrada” das demandas das aldeias indígenas existentes na área urbana; e o Vai modalidade II, cujo objetivo é apoiar grupos de pessoas físicas sem limite de idade.

NÚCLEO DE FOMENTOS CULTURAIS / LINGUAGENS


No Núcleo de Fomento ao Teatro, o destaque foi o lançamento e realização do Primeiro Edital do Prêmio Zé Renato de Teatro; no Núcleo de Fomento à Dança, a implantação do Centro de Referência da Dança na antiga Escola de Bailado. Também foi criado um inédito edital de Fomento ao Circo. Além disso, houve o lançamento do edital Redes e Ruas: inclusão, cidadania e cultura digital, uma inovadora parceria entre as Secretarias Municipais de Cultura, de Serviços e de Direitos Humanos.


NUPEC – NÚCLEO DE PROJETOS DE EQUIPAMENTOS CULTURAIS


Restauro e requalificação do Teatro Paulo Eiró, localizado em Santo Amaro, inaugurado em 1957, de relevante importância arquitetônica e artística. Além do edifício do teatro, foi contemplada a praça adjacente, totalmente reformulada.

SP CINE

A SP Cine é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e o Ministério da Cultura (MinC), por meio da ANCINE (Agência Nacional do Cinema). O capital social da empresa foi composto por aportes de R$ 25 milhões da prefeitura de São Paulo e de outros R$ 25 milhões do governo do estado; a Ancine, por sua vez, aportará R$ 15 milhões em editais da empresa.