Exposição “Fazeres e Sabores da Cozinha Paulista” apresenta a história gastronômica de São Paulo

As influências indígenas e portuguesas sobre a culinária paulista serão retratadas a partir de março na Casa do Bandeirante

Os hábitos alimentares dos bandeirantes e tropeiros é tema de exposição que acontece neste mês na Casa do Bandeirante. Sob curadoria da pesquisadora da história da alimentação Rosa Belluzzo, mais do que explorar curiosidades sobre o tema, a mostra, que ficará em cartaz até 8 de julho, abordará também o cotidiano desses personagens que ajudaram a escrever a história São Paulo.

A necessidade foi um dos fatores que contribuiu para a criação de novos pratos por esses aventureiros que se estabeleceram no planalto de Piratininga. Juntamente com os nativos, eles desbravavam a mata e, durante o processo, os colonizadores aderiram aos hábitos indígenas e criaram uma culinária tipicamente paulista, cruzando ingredientes típicos das duas culturas e formando um novo repertório de pratos.

O público poderá conferir os instrumentos de madeira adotados pelos portugueses e mamelucos, a palha utilizada em confecções de esteiras, cestas e peneiras que compõem a história de adaptação dos colonizadores a partir dos fazeres indígenas, além de representantes da mistura de sabores.

A exposição faz parte da implantação do Museu da cidade e o projeto que divulgará a história de São Paulo, sendo a Casa do Bandeirante um típico símbolo das habitações rurais construídas entre os séculos XVII e XVIII. O espaço estará aberto ao público a partir de 4 de março, de terça a domingo, das 10h às 17h.

A Casa do Bandeirante
Ícone de um passado histórico, a Casa do Bandeirante, construída em taipa de pilão, com 350 m² divididos em 12 cômodos, localiza-se no centro de uma praça com 14.000 m² de área, à margem do rio Pinheiros.

A casa foi restaurada e em 1954, época das comemorações do IV Centenário da cidade, foi dotada de um acervo próprio para recriar o "ambiente doméstico do bandeirante". Móveis, utensílios e outros objetos históricos do interior de São Paulo, Minas Gerais e do Vale do Paraíba foram incorporados à decoração do local.

Serviço: Casa do Bandeirante. Praça Monteiro Lobato, s/nº, Butantã. Tel.: (11)3031-0920.