Noticiário Geral da Photographia Paulistana 1839 – 1900

O livro de Paulo Cezar Alves Goulart e Ricardo Mendes co-edição do Centro Cultural São Paulo e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo será lançado em 24 de janeiro no hall da Prefeitura da cidade de São Paulo

Ao final de década de 1980, Paulo Cezar Alves Goulart, integrante da Equipe Técnica de Pesquisas em Artes Gráficas fez detalhado e minucioso levantamento junto aos arquivos de jornais, revistas e almanaques paulistanos editados no século XIX, com o intuito de realizar um panorama das artes gráficas e da fotografia deste período.
 
A descoberta do ensaio foi uma feliz surpresa, considerando a necessidade de abordagens panorâmicas da fotografia em São Paulo, relata Ricardo Mendes, pesquisador em história da fotografia. “Assim ao longo de 1993, decidimos nos reunir, para reescrever o ensaio, tentando conciliar o levantamento precioso, associado ao manuseio das fontes, com acesso freqüente aos arquivos de imagens, o que resultou enfim na versão atual”.
 
A seleção de imagens, a partir do acervo do Museu Paulista – USP, o mais completo conjunto de fotos produzidas em São Paulo no século XIX, disponível em arquivos públicos, nos permitiu complementar informações encontradas em publicações.
 
Ao leitor esta edição final oferece a possibilidade de abordagens simultâneas ou instrumento de fonte de consulta. O projeto gráfico segue a mesma orientação, ilustrando o texto e mostrando a diversidade da produção do nosso passado.
 
Ernest Lacan, editor da primeira revista fotográfica La Lumière, estabelecia precisa relação entre fotógrafos atuantes em Paris, nos anos 50 do século XIX, a localização de seus ateliês no mapa da cidade e os preços cobrados por cada um deles. Existia uma diferença substancial entre o fotógrafo básico (trabalhador ou artesão), o artista-fotógrafo (proveniente da burguesia), o fotógrafo amador (aristocrático) e o fotógrafo-sábio, que reclamava para si o status de artista, segundo  Annateresa Fabris,  que assina texto de apresentação do livro.
 
Noticiário Geral da Photographia Paulistana: 1839-1900 permite aplicar parcialmente as observações de Lacan ao caso específico de São Paulo. Dos anos 50 aos anos 80, os profissionais buscam como endereço para seus ateliês as ruas Direita, São Bento ou Rosário; em 1890, verifica-se presença de um núcleo significativo no Brás – bairro que atrai imigrantes e industriais e tem seu crescimento devido à rede ferroviária Central do Brasil e Santos Jundiaí. Alguns estabelecimentos situam-se em Santa Efigênia, bairro de classe média. Se a localização dos estúdios fotográficos é dado importante na visualização de um mapa da fotografia paulistana do século XIX, outros fatores são elaborados ainda para a construção da história social da imagem, a partir da pesquisa criteriosa dos autores.
 
A importância da fotografia na cidade de São Paulo no século XIX é ressaltada pela variada oferta de daguerreótipos e cartões de visita, acompanhada pela proposta de vistas, álbuns temáticos, retratos de crianças, novos formatos como o selo (Michelle Rizzo), o bouquet (Valério Vieira), o mimoso (Vincenzo Pastore), o cartão postal, retrato ao luar (Victor Telles), fotografias  “a domicílio” (Photographia Scandinava, Photographia Artística), confecção de retratos a partir de fotografias e o arquivamento de negativos para cópias posteriores.
 
O livro não se detém apenas nos usos privados da fotografia. Paulo Cezar Alves Goulart e Ricardo Mendes conseguem extrair das fontes consultadas dados sobre a difusão da imagem técnica na sociedade paulistana ao analisarem os usos políticos, científicos e pragmáticos da fotografia. É na década de 1890 que a polícia de São Paulo começa a utilizar o registro fotográfico, usado não só como fonte documental, mas como meio de prevenção direta com exposição de fotos de indivíduos perigosos em estações ferroviárias e redações de jornais.
 
Noticiário Geral de Photographia Paulistana: 1839-1900  propõe um olhar sobre o desenvolvimento do setor na cidade de São Paulo, registra os profissionais de diversas procedências e atesta a importância da fotografia na sociedade do século XIX. Um ensaio rigoroso, ressaltando a importância da imprensa local como fonte de pesquisa.
 
Noticiário Geral da Photographia Paulistana: 1839-1900
Autores: Ricardo Mendes e Paulo Cezar Alves Goulart
projeto gráfico: Debora Ivanov
acervo de imagens: Museu Paulista – USP
co-edição: Centro Cultural São Paulo e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo - 340 páginas – R$ 75,00
 
Lançamento: 24 de janeiro, a partir das 19 horas
com as presenças do Prefeito da Cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, e do governador do Estado de São Paulo, José Serra.
Local: Theatro Municipal, Praça Ramos de Azevedo, s/nº