Circo, teatro e cinema ocupam as ruas do Glicério

Evento integra a Mostra Cultural Nós do Centro: metrópole, cultura e inclusão


A Secretaria Municipal de Cultura e a União Européia apresentam a Mostra Cultural Nós do Centro: metrópole, cultura e inclusão, de 16 a 23 de dezembro, na região do Glicério e na Galeria Olido. O evento, que propõe reflexões sobre inclusão social em áreas centrais de grandes metrópoles, contará com cortejos, espetáculos teatrais, circenses, musicais e de dança em ruas, praças e viadutos do bairro do Glicério; e com a mostra internacional de cinema CINEMETRÓPOLE, no Cine Olido.

As atividades dão continuidade ao projeto Nós do Centro, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e aprovado pela União Européia, e estão alinhadas com as metas gerais de cooperação da Comissão Européia para a integração social na economia mundial e redução da pobreza. Com alta densidade de cortiços e concentração de catadores e moradores de rua, a região do Glicério foi escolhida como palco de boa parte dos eventos do projeto.

O cortejo El Gran Circo Carnaval, da Nau de Ícaros, abre a Mostra Cultural no dia 16, às 16h, partindo da sede do Ei! Glicério (Rua Barão de Iguape, 900) em direção à Praça Ministro Francisco de Sá Carneiro (em frente ao quartel dos bombeiros). Intervenções artísticas interativas com os arte-educadores Eymard Ribeiro, Sergio Fabris e Adão Marcelino,  o som dos rappers Rudy, Alemão e Alexandro, a apresentação do grupo de dança-afro Dandalunda e uma performance do skatista Anderson Grillenzoni - todos artistas da comunidade -, dão seqüência à programação de abertura.

A sétima arte também estará presente na discussão da inclusão social de grupos vulneráveis com a Mostra Cinemetrópole, uma seleção de filmes nacionais e estrangeiros que percorrem  metrópoles como Tóquio, Nova Yorque, Paris, Madri, Berlim, Buenos Aires e São Paulo. O Cine Olido receberá produções nacionais, como O Príncipe, de Ugo Giorgetti,  Cosmópolis, de Camilo Tavares, Otávio Cury e Cói Belluzo e Urbania, de Flavio Frederico; e clássicos estrangeiros, como Manhattan, de  Woody Allen,  A Nuvem, de Fernando Solanas, Encontros e desencontros, de Sofia Coppola, A Batalha de Argel, de Gillo Pontecorvo e Labirinto de Paixões, de Pedro Almodóvar. 

Serviço: Mostra Cultural Nós do Centro: metrópole, cultura e inclusão. De 16 a 23 de dezembro. Locais: Ei! Glicério - Rua Barão de Iguape, 900. Praça Ministro Francisco Sá Carneiro, s/nº. Praça Muniz da Costa Manso, s/nº. Rua Anita Feraz, s/nº. Cine Olido. Av. São João, 473. Grátis


Arquivos para download:

   - Anexo_2_Grade_de_Programacao_Cinemetropole1.xls

   - Anexo_3_Grade_Dez_Mostra_Glicerio1.xls