Centro de Memória do Circo comemora cinco anos na Galeria Olido

Encontro que acontece no dia 13 de outubro discute trajetória do circo no país


Inaugurado em 2009, Centro de Memória do Circo promove
exposições e encontros


Por Letícia Andrade


Durante quase 50 anos, circos itinerantes mantiveram o costume de armar suas lonas no Largo do Paissandu. O local, conhecido como a principal referência do circo brasileiro no século XX, foi propício para a instalação do Centro de Memória do Circo (CMC), em 16 de novembro de 2009. Às vésperas de comemorar cinco anos de existência, a primeira e única instituição da América do Sul consagrada à memória do circo, promove o primeiro encontro de comemoração para discutir a trajetória do espaço, no dia 13 de outubro, a partir das 14h, na Galeria Olido.

O destaque do encontro é o seminário para expor o projeto “Preservação dos Acervos do CMC: coleção de figurinos, adereços e aparelhos circenses”, contemplado pelo ProAC. Na ocasião, serão expostas etapas do trabalho realizado dentro do projeto ao longo de dez meses, que resultou, principalmente, na implantação de uma nova reserva técnica no primeiro andar da galeria.

A coordenadora do CMC, Verônica Tamaoki, destaca que a importância do espaço é reunir e preservar a memória do circo no país. “Começou com um acervo menor, mas desde o início recebemos muita coisa, não apenas figurinos. O evento serve para compartilhar com o público esse trabalho e experiência única no Brasil e em toda a América do Sul”, comenta.

O acervo é formado por arquivos e coleções provenientes de famílias e companhias circenses, com destaque para o acervo dos mais antigos circos: o Nerino, que rodou o Brasil de 1913 a 1964, e o Garcia, que percorreu o mundo de 1928 a 2003. São aproximadamente 50 mil documentos, entre fotografias, vídeos, peças gráficas, partituras musicais, figurinos, adereços e aparelhos que testemunham a história do circo. Também integram o acervo as gravações produzidas pelo seu programa de Memória Oral.

O encontro conta com a presença de toda a equipe do CMC e dos profissionais envolvidos com a instituição, como os mestres circenses Amercy Marrocos, Marilia de Dirceu e Chumbinho, os pesquisadores Walter Sousa Lima Jr., Cristina Band e a participação especial de Bel Toledo, produtora cultural e diretora de espetáculos circenses, atual presidente da Cooperativa Brasileira de Circo.

Serviço: Galeria Olido – Centro de Memória do Circo (sobreloja). Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô.  Centro. | tel. 3331-8399 e 3397-0171. Dia 13, das 14h às 16h. Grátis