Mosteiro da Luz tem átrio e telhado da capela restaurados

No dia 25 de outubro, data comemorativa do oitavo ano da beatificação de Frei Galvão, a Prefeitura entrega o restauro da galilé (átrio de entrada) e dos telhados da cúpula da capela do Mosteiro da Luz. A obra será inaugurada, às 12h, pelo prefeito Gilberto Kassab. A programação de inauguração conta, ainda, com uma missa em homenagem ao frei, que foi responsável pelo mosteiro de 1774 até sua morte, em 1822, a ser celebrada às 16 horas.

As obras de restauro e conservação, realizadas pela Secretaria Municipal da Cultura em parceria com a Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), dentro do Programa Monumenta, custaram R$ 146 mil. A maior complexidade, com relação ao conjunto, foi o restauro da arcada da galilé, com colunas em pedra. Além de muita sujeira, havia marcas de intervenções anteriores inadequadas, como rejuntes e remendos em cimento; e esfoliação pronunciada da pedra nas partes baixas das colunas. A estrutura foi limpa com sabão neutro e a equipe removeu os remendos e rejuntes, usando, em alguns casos, pequenas espátulas de madeira para não haver risco de agressão à rocha. Os rejuntes foram substituídos por uma mistura de cal e agregados minerais adequados. As intervenções no piso seguiram o mesmo critério.

Outro trabalho importante foi o restauro do telhado da cúpula octogonal da capela e na galilé - por sobre a torre dos sinos. Os problemas de infiltração de água foram sanados. O local recebeu ainda uma subcobertura para reforçar a proteção. A obra preservou a originalidade dos telhados, recompondo o sistema de ripamento com ripões aos moldes coloniais e de entelhamento. Em todos os pontos foi realizado ainda tratamento contra cupins.

Na galilé, os especialistas descobriram na face interna da parede junto da arcada algumas pinturas decorativas. Com essas descobertas, foram mantidos fragmentos dessas figuras. A enorme porta de entrada também traz, numa pequena parte, uma seqüência das camadas de tinta de diferentes cores já utilizadas. O tom bege aplicado respeita o projeto original. O mesmo ocorre com o forro da galilé, pintado de ocre.  
 
Serviço: Mosteiro da Luz. Avenida Tiradentes, 676 – Luz.