Projeto Teatro Vocacional promove oficinas gratuitas sobre a linguagem teatral

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar de oficinas técnicas de linguagem teatral, promovidas pelo projeto Teatro Vocacional, que incentiva o exercício desse gênero artístico, qualificando e formando novos artistas. As oficinas gratuitas de dramaturgia, direção, cenário e figurino, produção e processos de grupo (técnicas de interpretação) acontecem, de 30 de outubro a 7 de dezembro, nos quatro cantos da cidade.

Dentro da programação, a Biblioteca Monteiro Lobato recebe as oficinas de introdução à dramaturgia e de cenário e figurino. No Teatro João Caetano acontece a oficina de produção cultural. Os cursos chegam também ao CEU Cidade Dutra, ao Tendal da Lapa, à Casa de Cultura da Penha, ao Paço Cultural Júlio Guerra e ao Espaço dos Satyros I.

Interessados com conhecimento básico de teatro, devem realizar a inscrição de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h, no Núcleo de Teatro Vocacional.


Programação

* Oficina de Direção – Do conceito à cena
Com coordenação do dramaturgo Ivan Delmanto, o curso aborda o processo criativo no teatro pelo prisma do diretor, enfocando a produção de material cênico realizada de acordo com regras e técnicas de direção teatral. Serão estudados o processo de ensaio, o espaço, o tempo, a ação, a marcação e o processo colaborativo de criação. A oficina compreende 10 encontros, num total de 30 horas.

Tendal da Lapa
A partir de 4 de novembro.
Sábados e domingos, das 10h às 13h.

CEU Cidade Dutra
A partir de 7 de novembro.
3ª e 5ª, das 19h às 22h.

* Oficina Cenário-figurino – Oficina lúdica de máscaras, cabeções e objetos em papel
Com coordenação da artista-plástica, cenógrafa e figurinista, Bartira Martins, o curso resgata os fundamentos do Teatro Litúrgico, em que crenças e mitos eram representados nos primeiros rituais cênicos. A oficina compreende 10 encontros, num total de 30 horas.

Biblioteca Monteiro Lobato
A partir de 1º de novembro.
 4ª e 5ª, das 19h às 22h.

CEU Cidade Dutra
A partir de 6 de novembro.
2ª e 6ª, das 19h às 22h.

*Oficina de Produção Cultural – Formatação de projetos
Com coordenação do ator, iluminador e produtor Alexandre Kavanji, a oficina fornece técnicas para uma boa elaboração de projetos artísticos -desde a definição do tema à execução, passando por fatores que auxiliam o processo de produção para grupos teatrais. A oficina compreende 10 encontros, num total de 30 horas.

Teatro João Caetano
A partir de 4 de novembro.
Sábados e domingos, das 10h às 13h.

Paço Cultural Júlio Guerra
A partir de 1º de novembro.
 4ª e 6ª, das 19h às 22h. 

*Oficina de introdução à Dramaturgia – Aplicação de modelos a situações próprias do teatro brasileiro.
Com coordenação do dramaturgo e professor de Teoria do Teatro, Antônio Rogério Toscano, a oficina visa apresentar e discutir dramaturgias e problematizar a relação do texto teatral com a cena, no tempo histórico que os contextualiza. Estruturas dramatúrgicas recorrentes na História do Teatro Ocidental serão estudadas, assim como a apropriação dos modelos da tradição pela cena nacional. A oficina compreende 10 encontros, num total de 30 horas.

Casa de Cultura da Penha
A partir de 1º de novembro.
 4ª, das 19h às 22h; e sábados, das 14h às 17h.

Biblioteca Monteiro Lobato
A partir de 7 de novembro.
 3ª e 5ª, das 10h às 13h.

*Oficina de Interpretação - Teatro Veloz – processo de criação da Cia. Os Satyros
A oficina oferece aos participantes uma introdução aos princípios estéticos e técnicos de preparação dos atores da Cia.Os Satyros. Serão abordados o embasamento teórico da companhia, a responsabilidade do artista enquanto agente social de transformação e a preparação técnica do ator (aparelho sonoro, corpo e criatividade). Com coordenação de  Rodolfo García Vázquez e Ivan Cabral, atores fundadores da Cia. Os Satyros. Vázquez  é também o criador do método de trabalho intitulado O Teatro Veloz, baseado em estudos sobre a questão da pós-modernidade realizados por Stanislavski.

Espaço dos Satyros I
A partir de 6 de novembro.
12 encontros, num total de 48 horas.
Todos  os dias, das 14h30 às 18h30.

Espaço dos Satyros I 
A partir de 30 de outubro.
Curso intensivo, com 7 encontros diários, num total de 42 horas.
Todos os dias, das 12 às 18h.
Programação paralela ao evento SATYRIANAS desenvolvido pelo espaço.

*Oficina de História do Teatro
Com coordenação do escritor, diretor e dramaturgo, Alberto Guzik, o curso promove uma reflexão sobre o teatro desde a Grécia Antiga até a atualidade, com especial enfoque no quadro social, político e cultural em que se estruturou ao longo do tempo. A oficina compreende 12 encontros, num total de 36 horas.
 
Espaço dos Satyros I
A partir de 8 de novembro.
4ª, 5ª e 6ª, das 10h às 13h.


Serviço:Núcleo de Teatro Vocacional. Av. São João, 473 – 6ºandar. Tel.: 3334 0001, ramais 1904 ou 1905. CEU Cidade Dutra. Av. Interlagos, 7350. Tel.: 5668-1954. Tendal da Lapa. Rua Constança, 72 – Lapa. Tel.: 3862-1837. Biblioteca Monteiro Lobato. Rua General Jardim, 485 – Vila Buarque. Tel.: 3256-4122. Teatro João Caetano. Rua Borges Lagoa, 650 – Vila Clementino. Tel.: 5573-3774. Paço Cultual Júlio Guerra. Unidade II da Casa de Cultura Manoel Cardoso de Mendonça. Praça Floriano Peixoto, 131, Santo Amaro. Tel.: 5548-1115. Casa de Cultura da Penha. Largo do Rosário, 20, 3º andar, Penha. Tel.: 2296-6172. Espaço dos Satyros I.Praça Roosevelt, 214- Centro. Tel.:3258.6345.