Corpo de Baile Jovem dança Pulcinella no João Caetano

O Corpo de Baile Jovem da Escola Municipal de Bailado apresenta, nos próximos dias 21 e 22 de outubro, sábado e domingo,  às 11h, no Teatro João Caetano, seu mais recente trabalho: Pulcinella. A obra tem coreografia de Luis Augusto Ribeiro, sobre composição de Igor Stravinsky. A entrada é franca.

Leve e bem humorada, a montagem remete a temas de óperas românticas e é dançada em apenas um ato. O elenco é composto por integrantes do CBJ e pelos bailarinos convidados: Eduardo Ventura e Roberto Fonseca.

A original Pulcinella (Polichinelo) foi encomendada pelo balé russo de Sergei Diaghilev ao compositor Stravinsky, que baseou a música em temas atribuídos a Giovanni Battista Pergolesi (1710-1736), com personagens da commedia dell’arte renascentista. O cenário e os figurinos foram realizados pelo artista plástico catalão Pablo Picasso. O espetáculo, um marco na história do balé clássico, aconteceu em 15 de maio de 1920.

A história

O texto-composição atribuído a Pergolese chamava-se Os Quatro Pulcinellas Iguais e contava a história de Pulcinella, um rapaz aventureiro, muito popular entre as moças e, por esse motivo, odiado pelos rapazes. É aí que três destes enciumados rapazes disfarçam-se de Pulcinella e apresentam-se às suas respectivas noivas como tal,  planejando acabar com o rival. Mas o verdadeiro Pulcinella, ao perceber toda a trama, coloca um sósia em seu lugar. Pulcinella fantasia-se de mágico, e como tal finge ressuscitar o jovem que os três consideravam morto; acaba casando os três noivos com três das noivas e toma para si próprio Pimpinella como mulher, a quem ele realmente queria.


Serviço
Corpo de Baile Jovem da Escola Municipal de Bailado – “Pulcinella”, coreografia de Luis Augusto Ribeiro, dias 21 e 22 (sábado e domingo, 11h), Teatro João Caetano (R. Borges Lagoa, 650 – Fone: 5549 1744 e 5573 3774. Censura: livre. Duração: 55 min. Grátis.