Bosque da Leitura Luz revisita Mário Quintana

O poeta gaúcho Mário Quintana será homenageado neste domingo, dia 24, a partir das 10h, no Parque da Luz, em atividade do projeto Bosque da Leitura, coordenado pelo Sistema Municipal de Bibliotecas. Ao som de uma sanfona tocada ao vivo, um pequeno boneco num realejo sorteará poesias do escritor para serem declamadas.

A apresentação Realejo Poético, da Cia Patética, promete revisitar as obras de Quintana, falecido em 1994. A poesia do autor, marcada pela linguagem coloquial, brevidade e tom confessional virá à tona nas vozes dos visitantes do parque. O boneco apelidado de “Poeta” também participará da homenagem,  declamando as poesias sorteadas para os visitantes mais tímidos.

Mário Quintana completaria este ano cem anos. Natural de Alegrete, Rio Grande do Sul, o literato publicou livros como O Aprendiz de Feiticeiro (1950) e Apontamentos de História Sobrenatural (1976) e traduziu obras de autores consagrados como Charles Morgan e Virginia Woolf. Algumas de suas obras foram reunidas em 1962 em um único livro, Poesias.

O projeto Bosque da Leitura acontece todos os domingos, das 10h às 16h, nos Parques Ibirapuera, Piqueri, Carmo e Luz – recentemente inaugurado. Proporciona aos freqüentadores o acesso a jornais, revistas, gibis e livros de gêneros variados. A iniciativa compreende, ainda, encontros com escritores, apresentações e saraus.

A intervenção do realejo itinerante acontece no Parque da Luz, localizado na Praça da Luz, s/nº - Bom Retiro.