Sinfônica Municipal e Coral Paulistano unem forças em “O Messias”

O Theatro Municipal dá seqüência à temporada de concertos sinfônicos de 2006 com a obra-prima O Messias, de Georg Friedrich Händel (1685-1759), no próximo dia 24 de setembro, às 11h, com ingressos de R$10 a R$15 reais.

No palco estarão o Coral Paulistano e a Orquestra Sinfônica Municipal. A condução do espetáculo ficará a cargo do maestro José Maria Florêncio, regente titular do conjunto.

Composta em 1741, a obra é uma antologia do Antigo e do Novo Testamentos. Divide-se em três partes: a primeira retrata a ânsia do mundo pelo Messias, anuncia a sua chegada e prevê o seu nascimento; a segunda fala do sofrimento do Cristo e exalta a sua figura; já a terceira dedica-se a enunciar verdades da doutrina cristã, como a fé na existência de Deus e a crença na imortalidade da alma.

Em 1789, Wolfgang Amadeus Mozart dedicou-se a criar uma nova versão do já popular oratório. Em cima do texto traduzido do inglês para o alemão por Christoph Daniel Ebeling, o músico austríaco compôs uma nova orquestração, além de introduzir pequenas modificações estruturais. Será apresentada a versão de Mozart para “O Messias”, quase tão conhecida e executada quanto o original de Händel.