CCSP apresenta a mostra "Cinema e Literatura"

A fusão entre cinema e literatura nem sempre é harmoniosa. Quando um livro é adaptado para o cinema, a expectativa depositada sobre a produção está diretamente relacionada ao sucesso da obra escrita entre seus leitores.

A mostra Cinema e Literatura, que acontece entre os dias 15 e 24 deste mês, no Centro Cultural São Paulo, exibe longas-metragens baseados em obras literárias brasileiras e internacionais. Destacam-se, entre os representantes da produção nacional, Memória Póstumas (1999), que será apresentado dia 16, às 19h, com Reginaldo Faria e Sonia Braga no elenco, Lavoura Arcaica (2001), dia 15, às 20h, último filme de Raul Cortez e O Invasor (2001), com o titã Paulo Miklos e Marco Ricca no elenco. Também serão apresentados outros longas nacionais como Guerra de Canudos (1997), Estorvo (2000), Sítio do Pica-pau amarelo (1973), Morte e Vida Severina (1982) e Quincas Borba D´água (1982).

A história de Lolita, a jovem de 14 anos que seduz um professor de meia idade a ponto de ele casar-se com sua mãe para estar mais próximo da garota, integra a seleção internacional de filmes da mostra. Baseado no livro de Vladimir Nabokov, o filme, cuja direção é assinada por Stanley Kubrick, foi filmado em 1962. Kubrick marca presença também com outro filme, Glória Feita de Sangue, de 1957, baseado em romance autobiográfico de Humphrey Cobb.

Serão distribuídos ingressos uma hora antes da exibição dos filmes.

Serviço: Cinema e Literatura. Centro Cultural São Paulo. Centro Cultural São Paulo

Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso, Centro – Tel.: 3383-3400. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Sala Lima Barreto (110 lugares). De 15 a 24. Grátis

 

PROGRAMAÇÃO

Mostra Cinema e literatura

Apoio: Fundação Japão, Memorial da América Latina e Pandora Filmes. Todos os filmes estrangeiros terão legendas em português.

Dia 15, 16h.

Morte em Veneza

(Itália, 1971, 131 min). Dir.: Luchino Visconti. Com Dirk Bogarde, Bjon Andresen, Silvana Mangano e outros. Durante férias em Veneza, compositor de meia-idade, infeliz com sua carreira e casamento, apaixona-se por um rapaz adolescente que seria a personificação da "beleza absoluta". Baseado em obra homônima de Thomas Mann.

Dia 15, 18h15.

Glória feita de sangue

(Estados Unidos, 1957, 87 min). Dir.: Stanley Kubrick. Com Kirk Douglas, Ralph Meeker e outros. General francês ordena que sua tropa ataque os homens de seu próprio regimento, após empreitada frustrada contra o inimigo. Baseado em romance autobiográfico de Humphrey Cobb.

Dia 15, 20h.

Lavoura arcaica

(Brasil, 2001, 163 min, suporte DVD). Dir.: Luiz Fernando Carvalho. Com Selton Mello, Raul Cortez, Caio Blat e outros. Para superar as diferenças entre um pai autoritário e seu filho, primogênito de uma família libanesa é incumbido pela mãe de buscar seu irmão que fugira por estar apaixonado pela irmã. Baseado no romance homônimo de Raduan Nassar.

Dia 16, 16h.

Rocco e seus irmãos

(Itália/França, 1960, PB, 180 min). Dir.: Luchino Visconti. Com Alain Delon, Annie Girardot e outros. Família de imigrantes do sul da Itália tenta adaptar-se à vida de uma grande cidade industrial do norte do país, Milão. Inspirado nos temas e estilo de Giovanni Verga e Dostoiévski, e na história bíblica de José e seus irmãos. Baseado no livro Il ponte della Ghisolfa, de Giovanni Testori.

Dia 16, 19h.

Memórias póstumas

(Brasil/Portugal, 1999, 102 min). Dir.: André Klotzel. Com Reginaldo Farias, Petrônio Gontijo, Sônia Braga e outros. Depois de morrer, homem, que aparentemente nada fizera na vida, resolve "escrever" suas memórias, desde a infância. Baseado no livro Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.

Dia 16, 20h45.

Papillon

(Estados Unidos, 1973, 150 min). Dir.: Franklin J. Schaffner. Com Steve McQueen, Dustin Hoffman e outros. Prisioneiro tem um plano para fugir da Ilha do Diabo, famosa penitenciária francesa habitada por perigosos condenados. Adaptação do livro de memórias de Henri Charrière.

Dia 17, 16h.

O invasor

(Brasil, 2001, 97 min). Dir.: Beto Brant. Com Paulo Miklos, Marco Ricca, Alexandre Borges e outros. Dois sócios em uma construtora contratam um matador de aluguel para eliminar o terceiro sócio. O assassino faz o combinado e começa a intrometer-se na vida de ambos. Baseado no livro homônimo de Marçal Aquino.

Dia 17, 18h.

O carteiro e o poeta

(Itália/França/Bélgica, 1994, 109 min, suporte em DVD). Dir.: Michael Radford. Com Massimo Trosi, Philippe Noiret e outros. Carteiro trava amizade com o poeta Pablo Neruda e acredita que este poderá ajudá-lo a conquistar uma jovem. Baseado em livro homônimo de Antonio Skármeta.

Dia 17, 20h.

Memórias póstumas

Sinopse acima.

Dia 18, 16h.

Guerra de Canudos

(Brasil, 1997, 169 min). Dir.: Sérgio Rezende. Com José Wilker, Paulo Betti e outros. O monarquista Antônio Conselheiro e seus seguidores decidem defender seus lares afrontando a nova República que se instalara no Brasil. Para coibir os revoltosos, o governo envia vários destacamentos militares. Baseado na obra homônima de Euclides da Cunha.

Dia 18, 19h.

Estorvo

(Brasil, 2000, 95 min, suporte em DVD). Dir.: Ruy Guerra. Com Jorge Perrugoria, Bianca Byington e outros. Para fugir de um estranho que bate a sua porta e que poderia representar uma ameaça a sua vida, homem inicia uma incrível jornada sem destino pelas ruas da cidade onde vive. Passa a desconfiar de tudo e de todos. Baseado no livro homônimo de Chico Buarque de Hollanda.

Dia 18, 20h45.

Uma vida dedicada

(Japão, 1994, 157 min, suporte em DVD). Participam: Inoue Mitsuhara, Kim Kumija, Yamamoto Yoshie e outros. Documentário sobre Inoue Mitsuhara, um dos maiores romancistas japoneses. Suas novelas, que transitam entre a ficção e a realidade, são conhecidas por retratarem o mundo do sexo. Morreu vítima de câncer em 1993.

Dia 19, 16h.

Tio Vânia em Nova York

(Estados Unidos, 1994, 119 min). Dir.: Louis Malle. Com Julianne Moore, Wallace Shaw e outros. Grupo de teatro de Nova York faz a leitura dramática da peça Tio Vanya, de Tchekhov, em um velho teatro em ruínas da rua 42.

Dia 19, 18h.

Lolita

(Inglaterra, 1962, PB, 152 min). Dir.: Stanley Kubrick. Com James Mason, Shelley Winters, Sue Lyon, Peter Sellers e outros. Professor de meia-idade apaixona-se por uma garota de 14 anos e casa-se com a mãe para ficar próximo da menina. Baseado no livro de Vladimir Nabokov.

Dia 19, 20h30.

Rocco e seus irmãos

Sinopse acima.

Dia 20, 16h.

Sítio do pica-pau amarelo

(Brasil, 1973, 97 min). Dir.: Geraldo Sarno. Com Cid Ribeiro, Gina Izzo, Leda Zepellin e outros. A turma do Sítio recebe uma carta do Pequeno Polegar anunciando sua visita. Uma festa é organizada, em que comparecem outros personagens como Dom Quixote e Sancho Pança e Barão de Munchausen. Surge o Capitão Gancho furioso por não ter sido convidado. Adaptação de obra de Monteiro Lobato.

Dia 20, 18h.

Morte em Veneza

Sinopse acima.

Dia 20, 20h30.

A teia de chocolate

(Suíça/França, 2001, 96 min). Dir.: Claude Chabrol. Com Isabelle Huppert, Jacques Dutrone e outros. Jovem pianista resolve descobrir o mistério sobre seu passado, que envolve a dona de uma indústria de chocolates, seu marido, um renomado pianista, e seu filho. Baseado em livro de Charlotte Amstrong.

Dia 22, 16h.

Morte e vida Severina

(Brasil, 1982, 60 min, suporte em VHS). Dir.: Walter Avancini. Com José Dumont, Elba Ramalho, Tânia Alves e outros. Retirante sai do sertão em busca de vida melhor no Recife. Adaptação feita pela TV Globo do poema homônimo de João Cabral de Mello Neto, musicado por Chico Buarque de Holanda.

Quincas Berro d’Água

(Brasil, 1982, 50 min, suporte em DVD). Dir.: Walter Avancini. Com Paulo Gracindo, Dina Sfat, Stênio Garcia e outros. Funcionário público humilde e exemplar muda, repentinamente, de vida, tornando-se um boêmio, cercado por mulheres, bebida e jogatina. Adaptação feita pela TV Glovo do livro A morte de Quincas Berro d’Água, de Jorge Amado.

Dia 22, 18h.

Tio Vânia em Nova York

Sinopse acima.

Dia 22, 20h.

O deserto dos tártaros

(Itália/França/Alemanha/Irã, 1976, 140 min, falado em francês com legendas em inglês). Dir.: Valerio Zurlini. Com Vittorio Gassman, Giuliano Gemma, Philippe Noiret e outros. Em um forte localizado no meio do deserto, um grupo de soldados espera um inimigo que nunca chega. Adaptação do romance homônimo de Dino Buzzati.

Dia 23, 16h.

A teia de chocolate

Sinopse acima.

Dia 23, 18h.

Um amor de Swann

(França/Alemanha, 1984, 100 min, suporte em VHS). Dir.: Volker Schlondorff. Com Jeremy Irons, Ornella Mutti, Alain Delon e outros. Na Paris de 1885, homem elegante, culto e rico casa-se e tem um filho com uma cortesã famosa e bissexual, o que constituía um escândalo para a sociedade. Adaptação da primeira parte de A procura do tempo perdido, de Marcel Proust.

Dia 23, 20h.

Trono manchado de sangue

(Japão, 1961, 105 min, DVD). Dir.: Akira Kurosawa. Com Toshiro Mifune, Isuzu Yamada, Takashi Shimura e outros. Depois de uma vitória militar, guerreiro é informado por uma anciã que se tornará imperador, para alegria de sua ambiciosa mulher. Adaptação do clássico Macbeth, de Shakespeare.

Dia 24, 16h.

Lolita

Sinopse acima.

Dia 24, 18h35.

Glória feita de sangue

Sinopse acima.

Dia 24, 20h15.

O invasor

Sinopse acima.