Centro Cultural São Paulo homenageia Wim Wenders com mostra restrospectiva

A comunidade do cinema quase perdeu Wim Wenders para a medicina ou filosofia. Entretanto, seduzido pela possibilidade de investigar a figura do ser humano por meio da produção cinematográfica, ele ingressou na Escola Superior de Cinema e Televisão, em Munique, no final dos anos 70 e, desde então, dividiu seu tempo entre o cinema e a pintura, sua outra paixão.

Neste mês, o Centro Cultural homenageia esse diretor alemão que se tornou referência mundial quando o assunto é o novo cinema alemão.

O longa-metragem O Amigo Americano, que será exibido dia 9, às 20h, rendeu à Wenders notoriedade internacional. Em seguida, ele parte rumo à Hollywood e, após sucessos e fracassos de bilheteria, em 1987, lança Asas do Desejo, que está entre os destaques da programação da retrospectiva. O filme fala sobre anjos que observam o caos presente na vida dos cidadãos de Berlim e o muro que separava a Alemanha Oriental da Ocidental.

O Hotel de Um Milhão de Dólares, leva às telas um roteiro de suspense sobre a morte do filho de um milionário. No elenco estão Mel Gibson, na pele do investigador do caso e o vocalista do grupo U2, Bono Vox, que faz uma ponta na produção, e também assina a trilha sonora e o roteiro, em parceria com Wenders e Nicholas Klein. O longa será exibido dia 8, às 18h15 e dia 13, às 18h.

Indicado para o Oscar de melhor documentário, Buena Vista Social Club, conta a história de velhos músicos cubanos, revezando a narrativa entre apresentações do grupo e depoimentos dos integrantes.

 

Serviço:

Retrospectiva Wim Wenders (16 anos)
Co-realização: Instituto Goethe de São Paulo.
Centro Cultural São Paulo – Sala Lima Barreto. Centro. De 8 à 13 de agosto. Grátis
Retirar o ingresso com uma hora de antecedência.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 8, 16h.

A alma de um homem

(Alemanha/Estados Unidos, 2003, 127 min, suporte DVD). Dir.: Wim Wenders. Documentário sobre três bluesmen que tiveram em comum o fato de estarem à frente de seu tempo: Blind Willie Johnson (1902-1947), Skip James (1902-1969) e J. B. Lenoir (1929-1967). Artistas como Nick Cave, Los Lobos, Lou Reed e outros fazem uma releitura da obra dos intérpretes.

Dia 8, 18h15.

O hotel de um milhão de dólares

(Alemanha, 1999, 122 min, suporte DVD). Dir.: Wim Wenders. Com Mel Gibson, Jeremy Davies, Milla Jovovich e outros. Morador de um hotel decadente de Los Angeles é assassinado misteriosamente. Um policial investiga o crime e descobre fatos surpreendentes ligados aos habitantes do local.

Dia 8, 20h30.

O movimento errado

(Alemanha, 1975, 103 min, legendas em espanhol). Dir.: Wim Wenders. Com Rudiger Vogler, Hanna Schygulla, Nastassja Kinski e outros. Jovem, que deseja tornar-se escritor, faz uma viagem de trem para travar relações com pessoas que servirão de material para seu livro. Ele e outros companheiros de viagem acabam envolvidos num misterioso suicídio.

Dia 9, 16h.

Tokyo-Ga

(Alemanha, 1985, 92 min). Dir.: Wim Wenders. Com Chisu Ryu, Yuharu Atsuta, Werner Herzog e outros. Uma visão da viagem que o diretor japonês Yasujiro Ozu fez a Tóquio e sobre a arte de viver. Cenas que ocuparam os filmes de Ozu entre os anos 1930 e 1960.

Dia 9, 18h.

Cadernos de notas sobre roupas e cidades

(Alemanha, 1988, PB, 79 min). Dir.: Wim Wenders. Sob encomenda do Centro Pompidou de Paris, Wenders faz um ensaio sobre o estilista japonês Yohji Yamamoto. Para o diretor, fazer uma roupa ou fazer um filme contém a mesma busca da verdade.

Dia 9, 20h.

O amigo americano

(Alemanha, 1977, 123 min). Dir.: Wim Wenders. Com Bruno Ganz, Dennis Hopper, Lisa Kreuser e outros. Ex-restaurador de obras de arte, que está com uma doença grave, envolve-se com Tom Ripley, um marchand e falsificador de quadros. Baseado em obra de Patrícia Higsmith.

Dia 10, 16h.

Tão longe, tão perto

(Alemanha, 1993, 140 min, suporte DVD). Dir.: Wim Wenders. Com Otto Sander, Peter Falk, Natassja Kinski e outros. Anjo vai a Berlim para proteger os mortais que ama, durante a dura realidade do pós Guerra-Fria.

Dia 10, 18h30.

Asas do desejo

(Alemanha, 1987, 128 min). Dir.: Wim Wenders. Com Bruno Ganz, Solveig Dommartin, Otto Sander e outros. Dois anjos observam o dia-a-dia dos homens e mulheres de Berlim. Mas tudo muda quando um deles apaixona-se pela trapezista de um circo.

Dia 10, 20h45.

O filme de Nick

(Alemanha, 1981, 92 min). Dir.: Wim Wenders e Nicholas Ray. Filme que faz um ensaio íntimo sobre a morte de uma pessoa. Inspirado no cineasta Nicholas Ray, que encontrava-se muito doente, e que participa e co-dirige a produção.

Dia 11, 16h.

O movimento errado

Sinopse acima.

Dia 11, 18h.

Cadernos de notas sobre roupas e cidades

Sinopse acima.

Dia 11, 20h.

O filme de Nick

Sinopse acima.

Dia 12, 16h.

O amigo americano

Sinopse acima.

Dia 12, 18h.

Tão longe, tão perto

Sinopse acima.

Dia 12, 20h30.

Buena Vista Social Club

Dir.: Wim Wenders. Participação: Compay Segundo, Ibrahim Ferrer, Luis Barzaga, Ry e Joachim Cooder, Amadito Valdéz e outros. Documentário sobre a vida e obra de grandes músicos cubanos.

Dia 13, 16h.

Tokyo-Ga

Sinopse acima.

Dia 13, 18h.

O hotel de um milhão de dólares

Sinopse acima.

Dia 13, 20h.

A alma de um homem

Sinopse acima.