1º Edital do Programa Municipal de Fomento à Dança anuncia abertura de inscrições de projetos de dança contemporânea

Em outubro do ano passado, a Secretaria Municipal de Cultura, por meio da publicação da Lei nº 14.071 no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, anunciou a proposta de investir, fortalecer e difundir a dança contemporânea na cidade. A lei atendia a uma antiga reivindicação de diversos grupos ligados a arte.

Hoje, essa iniciativa inédita inaugura o primeiro edital que oficializa a abertura de inscrições de projetos para o Programa Municipal de Fomento à Dança.

O Departamento de Expansão Cultural, de 17 de julho a 16 de agosto, receberá inscrições de projetos de dança contemporânea. Podem efetuar inscrição somente pessoas jurídicas sediadas no município de São Paulo que atendam a todos os critérios dispostos no edital. No ato da inscrição, o proponente deverá adequar sua proposta a uma das três modalidades pré-estabelecidas: Dança Contemporânea, Espetáculos à população e Criação de Coreografia.
As duas primeiras modalidades prevêem oficinas, workshops, palestras, entre outras atividades dirigidas à comunidade visando à formação de público.

Para a realização do programa, serão selecionados até 20 grupos que receberão no máximo 200 mil reais a fim de realizar espetáculos e criar coreografias que atendam as exigências de cada modalidade. No total, o montante disponibilizado será de dois milhões de reais.

Será formada uma Comissão julgadora composta por sete membros, com notório saber em dança. Ao final do prazo de inscrições os proponentes participarão da escolha dos componentes da comissão por meio de votação dentre os constantes em lista indicativa.

A seleção dos projetos atenderá a critérios estabelecidos no edital, entre eles: os objetivos estabelecidos para cada modalidade, interesse cultural, compatibilidade e qualidade em relação a prazos, recursos e pessoas envolvidas, entre outros.

A comissão poderá não utilizar todo o orçamento previsto para o programa se julgar que os projetos apresentados não possuem mérito ou não atendem aos objetivos. Em caso de desistência a comissão tem a prerrogativa de não selecionar novos projetos em substituição aos desistentes.

Serviço: Departamento de Expansão Cultural - Av. São João, 473 - 6º Andar.
Inscrições: De 17 de julho a 16 de agosto. De 2ª a 6ª. Das 10h às 12h e 14h às 18h.

Informações:

Maria Eugênia de Menezes
Assessora de Comunicação
mefmenezes@prefeitura.sp.gov.
Clementina Constantino
cconstantino@prefeitura.sp.gov.br
Giovanna Longo
giovannalongo@prefeitura.sp.gov.br
Helga Monteiro
hcventura@prefeitura.sp.gov.br
Luiz Quesada
lquesada@prefeitura.sp.gov.br

Assessoria de Comunicação
Avenida São João, 473 - 10º Andar - Centro
Tel: (11) 3334-0001, ramais 2010 a 2015
Fax: (11) 3224-0628

Clique aqui para ler o texto completo do edital.