Anselmo Duarte é homenageado no Centro Cultural

O Centro Cultural São Paulo apresenta, de 25 a 30 de julho, os principais filmes do diretor Anselmo Duarte, que também atuou como roteirista e produtor. No dia 26, às 20h, Duarte participa de um debate que será precedido pela exibição de dois grandes clássicos que marcaram sua carreira: O Pagador de Promessas e Cinema Pagador. Esse último, um documentário sobre a carreira de Duarte, hoje com 86 anos, desde seu início no cinema até a premiação em Cannes.

Anselmo Duarte Bento é natural da cidade de Salto, interior paulista. Iniciou sua carreira artística como ator em 1942 e trabalhou em mais de 40 filmes. Sua estréia como diretor aconteceu em 1957, com o filme Absolutamente Certo, no qual é roteirista e também atua.

Em 1962, dirigiu o longa-metragem O Pagador de Promessas, filme que lhe rendeu a Palma de Ouro do Festival de Cannes, única concedida a um filme brasileiro, e uma indicação ao Oscar de filme estrangeiro, no mesmo ano.

Baseado na peça teatral homônima de Dias Gomes, o longa-metragem conta a história de um homem humilde e as dificuldades encontradas por ele para pagar uma promessa feita a Iansã, orixá feminino do candomblé correspondente a Santa Bárbara na religião católica.

Em 1967, Duarte também integrou o elenco de O caso dos irmãos Naves. Marco do cinema nacional, o filme dirigido por Luiz Sérgio Person explora a temática da ditadura de Getúlio Vargas.

Confira aqui a programação

Serviço: Mostra de Cinema de Anselmo Duarte. 16 anos. Centro Cultural São Paulo. Sala Lima Barreto. De 25 a 30. Grátis. Retirar ingresso uma hora antes da sessão. Programação sujeita a alteração, favor confirmar pelo telefone 3383-3402