Cidade Tiradentes ganha Pontos de Leitura

Foram inaugurados neste sábado, dia 17, dois Pontos de Leitura em Cidade Tiradentes.

Localizados nos Centros esportivos Juscelino Kubitschek e André Vital, os Pontos de Leitura, que serão os primeiros de uma rede de 17 unidades, devem realizar ações de estímulo à leitura, como consulta local, empréstimo de livros, além de atividades culturais. Futuramente, o objetivo é de que essas mini-bibliotecas sejam coordenadas por um Centro Cultural, a ser construído no bairro. Com área de 3mil m², o Centro terá biblioteca, centro de memória, teatro, cinema, centro de formação profissional em atividades culturais e telecentro. As obras devem começar ainda neste ano.

Para a região, que não possui nenhum equipamento cultural público em seu limite territorial, essa é uma possibilidade de atender a demanda por cultura da população residente na região e, portanto, suprir as necessidades básicas de leitura e informação da comunidade local.

Criados em parceria pela Subprefeitura de Cidade Tiradentes e a Secretaria Municipal de Cultura, os Pontos de Leitura armazenarão, cada um, cerca de 2.000 títulos, entre livros de literatura e obras de referência. O acervo contará ainda com assinaturas de periódicos, uma revista semanal e coleção de gibis e mangás. A comunidade também poderá encontrar exemplares de jornais das regiões Norte e Nordeste, como o Correio da Bahia, Diário do Pará, Diário de Pernambuco e Correio da Paraíba. O projeto pretende, dessa forma, aproximar os moradores, muitos deles migrantes nordestinos, de suas comunidades de origem. A previsão é de que, até o final do mês, outro ponto, na região de Cidade Tiradentes, seja inaugurado.

O Centro Esportivo JK fica na Rua Inácio Monteiro, 55. O endereço do Centro André Vital é Avenida dos Metalúrgicos, 2255. Os pontos de leitura funcionam de terça a sexta, das 11h às 20h. Sábados e domingos, das 11h às 17h.