Bibliotecas da Colômbia são tema de palestra na Mário de Andrade

Cerca de 200 pessoas estiveram presentes no auditório da Biblioteca Mário de Andrade, para ouvir a palestra ministrada por Ângela Pérez Mejía - diretora da Biblioteca Luis Àngel Arango, de Bogotá.

Com o título conferido pela Unesco de Capital Mundial do Livro para o ano de 2007, Bogotá tem uma ampla rede de bibliotecas. Entre os objetivos destas instituições, segundo Mejía, está o de "favorecer a formação de leitores críticos e capazes de transformar suas comunidades". Uma outra preocupação colombiana é a de que as bibliotecas se adaptem às características das comunidades em que estão inseridas. Um exemplo disso é a unidade instalada na fronteira do país com o Equador, uma biblioteca binacional que, para atender às necessidades da população nativa da região, possui acervo em espanhol e em língua indígena.

Para Maria Zenita Monteiro, coordenadora do Sistema de Bibliotecas de São Paulo "o encontro foi importante para apresentar as experiências vividas em outro país". A íntegra da palestra, que faz parte do programa Aula São Paulo; promovido pela Secretaria de Relações Internacionais, estará em breve disponível no site www.aulasp.prefeitura.sp.gov.br