Bibliotecas de Bogotá são destaques na Mário de Andrade

Diretora da maior biblioteca colombiana, Angela Pérez Mejía coordena, no dia 6 de junho, às 10h, a palestra Como as bibliotecas transformaram a cidade de Bogotá, que será realizadano auditório da Biblioteca Mário de Andrade. Autora de diversos livros e artigos, Mejiá está à frente da Biblioteca Luís Angel Arango, uma das mais visitadas do mundo e referência em atividades culturais no país, com programação musical, exposições e acervo de Numismática (estudo de moedas e medalhas).

A proposta do evento é registrar a experiência da cidade de Bogotá, que priorizou investimentos no acesso à informação e nos espaços para a leitura, com a construção e revitalização de suas bibliotecas municipais. A iniciativa da capital colombiana culminou na criação da BIBLIORED, uma rede de bibliotecas espalhadas pela cidade que auxiliou no processo de construção de mais três grandes centros de referência da informação: as bibliotecas El Tintal, El Tunal e Virgílio Barco.

Após a criação da BIBLIORED, 16 bibliotecas locais foram restauradas e hoje atraem milhares de visitantes. Todas as unidades da rede oferecem acesso a livros e à Internet, e dentre elas, a de maior destaque é a Biblioteca Luis Angel Arango, a segunda maior da América Latina, com 45.000 m² e mais de 2000 postos de leitura. Conta, ainda, com uma sala de concertos e três edifícios - o Museu de Arte do Banco da República, a Casa da Moeda e o Museu do Ouro - cujos espaços abrigam as coleções de Numismática e de arte colombiana e internacional, assim como exposições temporárias.

Serviço: Biblioteca Mário de Andrade. Rua da Consolação, 94, Consolação. Tel.: 3256-5270.