Theatro Municipal será reformado e modernizado

O Theatro Municipal, inaugurado em 1911, será reestruturado e modernizado. As obras de restauro na fachada devem ser iniciadas entre dezembro de 2006 e janeiro de 2007. Também estão previstas a reforma do palco e a substituição do sistema de cabos elétricos e mecânicos atrás dele, além da expansão do fosso destinado à orquestra. O teatro permanecerá fechado por cerca de quatro meses, e o processo de restauro deve levar em torno de 18 meses.

O projeto contempla: limpeza, conservação e proteção das fachadas – que são compostas de granito, arenito, massa raspada, metais e madeiras – e dos vitrais e pinturas originais do teatro. A construção foi tombada pelo Conpresp – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo, no ano de 1991.

Os principais problemas estão nos elementos decorativos e escultóricos, por isso, nessa fase do restauro, estão incluídas também as pinturas do restaurante e a conservação do Salão Nobre. Este último não apresenta graves problemas, as obras visam apenas à conservação e limpeza do espaço. Os vitrais do salão e o telhado também serão inteiramente recuperados.

A última intervenção feita no Theatro Municipal aconteceu entre os anos de 1991 e 1992. Essa será a terceira realizada na construção.

A obra, a ser financiada pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), tem custo estimado de R$ 3,8 milhões. O valor real, porém, só será dimensionado após o término da elaboração do projeto, cuja conclusão será sucedida pelo edital que dará início ao processo de licitação para a escolha da empresa que executará o serviço. A temporada lírica de 2006, iniciada em fevereiro desse ano, não sofrerá alterações; as seis óperas previstas serão realizadas.

---------------------------------------------------------------------------------

Secretaria Municipal de Cultura - Assessoria de Comunicação
Av. São João, 473 - 10º andar - Centro
Tel: 3334-0001 R: 2010 ao 2015 ou 3224-0641