Praça Dom José Gaspar recebe maratona de pianistas

Gilson PeranzettaA praça Dom José Gaspar, no centro da cidade, deve reviver neste final de semana os seus dias de glamour. Ponto de encontro de intelectuais e boêmios durante as décadas de 1960 e 70, o local será palco de uma grande maratona de pianistas, que devem se revezar em apresentações por mais de 20 horas.

A apresentação a céu aberto, sem poltronas e ingressos separando público e artista, foi concebida pelo maestro Adylson Godoy, que também aproveita a data para comemorar seus 40 anos de carreira. “Chamei aqueles que considero os 12 maiores nomes de solistas do País e todos aceitaram com empolgação”, conta o maestro que se apresenta às 20h do sábado, dia 20. Para ele, essa será também uma oportunidade de popularizar os concertos, ainda restritos a uma pequena parcela da sociedade.

Em um piano de cauda, disposto no meio da praça, solistas irão tocar grandes clássicos da música instrumental. Entre os pianistas convidados figuram grandes nomes, como Wagner Tiso, João Carlos Assis Brasil, Gilson Peranzetta e Nelson Ayres. Destaques da nova geração, intérpretes como Mario Margarido e Débora Gurgel, também poderão revelar seu talento ao publico paulistano.

Localizada na praça Dom José Gaspar, a Biblioteca Mário de Andrade também preparou uma programação especial de literatura. O grupo Dom Blasfêmia apresentará o conto Malamud, do escritor Marcelo Mirisola, que em seguida dará palestra sobre as narrativas contemporâneas, seus métodos de linguagem e criação, e a ligação de sua literatura com os grandes centros urbanos e seus guetos.