Artistas consagrados e jovens grupos se revezam no Ipiranga

Luiz Melodia trará para a Virada os seus principais sucessosO Parque da Independência receberá artistas que refletem a diversidade cultural da cidade de São Paulo. No total, serão 15 apresentações de música, dança e teatro.

O mosaico cultural foi respeitado à risca por Iracity Cardoso, responsável pela curadoria de dança da Virada. Ao elaborar o programa de apresentações, ela buscou "ser fiel a multiplicidade de características e sonoridades que a cidade oferece".

O pontapé inicial da Virada Cultural no Palco da Independência será dado no dia 20, às 18h pela Orquestra Jazz Sinfônica. Em seguida, o público poderá conferir a coreografia Quarteto para Sete, de Anselmo Zolla, primeira obra especialmente criada pela Companhia Sociedade Masculina.

O baiano Moraes Moreira se apresentará dia 21, às 2h. O show trará canções de seu novo disco De Repente, que possui elementos de música eletrônica, atualizando seu estilo já consagrado. As canções Preta Pretinha e Pombo Correio também estão no repertório.

No domingo, por volta das 15h, a cantora africana Fanta Konatê e Troupe Djembedon apresentam o show A Voz das Aldeias, que ressalta a beleza das danças, coreografias, canções e seus significados atemporais na cultura africana.

Manifestação que remonta à época da colonização européia na América, o Maracatu será representado pelo grupo Ilê Aláfia, nome em yorubá que significa "casa da felicidade", dia 21, às 17h. O grupo conta atualmente com 75 integrantes distribuídos em corte real, caboclinhos, bonecões e percussão. Participam deste grupo crianças, adolescentes, jovens e famílias da comunidade do Jabaquara.

O Balé da Cidade também se apresentará com a coreografia Axioma 7, criada originalmente para o Le Ballet Du Grand Théâtre De Génève, dia 21, às 1h15.

O carioca Luiz Melodia trará para a Virada os seus principais sucessos, alguns deles imortalizados nas vozes de artistas como Gal Costa e Maria Bethânia. O álbum Luiz Melodia Convida – Ao Vivo, seu último trabalho lançado em 2002, deu nova roupagem a antigas canções. Essa releitura de clássicos feita pelo artista será levada ao palco, dia 21, às 18h, no show oficial de encerramento da Virada Cultural 2006.