São Paulo inicia 2ª edição da Virada Cultural neste sábado

Com 24 horas consecutivas de programação, a Virada Cultural abre,neste sábado, às 18 horas, a sua segunda edição. Inspirado nas famosas "Noites Brancas" européias, que ocorrem em Paris, Madri e Roma, o evento paulistano oferece ao público exposições, shows, cinema, dança, teatro, artes visuais, música e manifestações folclóricas.

Todas as atrações são gratuitas ou têm preços populares. Para atender à demanda do público, metrô, ônibus e policiamento operam em esquema especial. Assim como ocorreu em novembro do ano passado, todas as regiões da cidade estarão mobilizadas, desta vez em torno de 400 eventos e mais de 4.000 artistas.

O grande palco dessa festa será o centro da cidade, onde estarão concentradas as atrações da noite e da madrugada. Entre o Vale do Anhangabaú e a Praça da Sé, funcionará um bulevar em que espetáculos e intervenções tomarão os calçadões, praças e largos. A disposição das atrações será contínua, o que permitirá ao público, com curtas caminhadas, ter acesso a diferentes manifestações culturais. Apenas nesse trecho, mais de 15 palcos estarão funcionarão simultaneamente.

A Banda Mantiqueira, com 13 músicos e regência do maestro Proveta, abre o evento às 18h na Avenida São João com o cantor convidado João Bosco. O Largo São Bento recebe expoentes do hip hop brasileiro para homenagear os 20 anos do movimento no País. Na rua XV de Novembro, o DJ Tikko dá início a uma rave em pleno centro histórico programada para durar até 14h de domingo. A Praça Dom José Gaspar será palco de uma maratona de pianistas, com a presença de Wagner Tiso e Nelson Ayres, entre outros. Grupos de teatro de rua se revezarão na Ladeira da Memória durante 24 horas. De música eletrônica a concertos, a expectativa é de que todos os gostos e públicos sejam contemplados.


Confira outras atrações que acontecem no centro da cidade:

  • Luta livre é arte na Galeria Olido
  • Cultura popular: Largo São Bento reúne apresentações para todos os gostos
  • 24 horas de MPB animam a São João
  • Artistas consagrados e jovens grupos se revezam no Parque da Independência
  • Praça Dom José Gaspar recebe maratona de pianistas
  • Theatro Municipal apresenta shows que vão do erudito ao popular
  •