Centro de Cidadania da Juventude ganha Laboratório de Línguas

Especial para o estudo autodidata, o laboratório tem material em 17 idiomas.

Assim como no Centro Cultural São Paulo, o Centro de Cidadania da Juventude recebe, nesta terça-feira 16, o seu laboratório de línguas. O laboratório, equipamento técnico e especializado para o estudo autodidata de idiomas, será o segundo da rede de bibliotecas públicas da cidade. Outras quatro inaugurações estão previstas para as bibliotecas municipais.

Na inauguração, que contará com a presença de cônsules e representantes de instituições e editoras parceiras do projeto, serão entregues novos materiais em 17 línguas. São mais de duzentos livros, CDs, DVDs, fitas de áudio e vídeos para aprendizagem de alemão, árabe, chinês, croata, espanhol, francês, grego, hebraico, holandês, inglês americano, inglês britânico, italiano, japonês, norueguês, polonês, húngaro, russo, servo-croata e sueco.

O Centro de Cidadania da Juventude foi inaugurado em março deste ano, e está localizado na confluência de Cachoeirinha e Brasilândia, região em que 25% dos moradores têm entre 18 e 25 anos e, segundo a Fundação Seade, está entre os distritos que apresentam os mais altos índices de vulnerabilidade juvenil.

Criando alternativas de convívio e lazer, o espaço oferece aos jovens uma estrutura adequada para a convivência, o encontro e a recreação; representa uma oportunidade de apoio na formação dos jovens da região, oferecendo cursos, oficinas, salas de estudo e projetos, internet, informática e espaço de leitura; busca ampliar o conhecimento formal e garantir à juventude a oportunidade de desenvolver habilidades que colaborem com a sua inserção social; e promove o acesso e o apoio à cultura, como um espaço aberto a ações culturais da cidade.

O centro conta também com um teatro, um anfiteatro, telão para vídeos, shows, jardins e lanchonete.

A inauguração do laboratório de línguas é uma iniciativa da Secretaria de Relações Internacionais e da Secretaria de Cultura, que contaram com o apoio de institutos, consulados e editoras. Ao todo, são mais de 30 parceiros, sendo organizações como a Aliança Francesa, o British Council, e o Instituto Goethe; editoras como a E.P.U, a Cambridge Press, e a Ática; e os consulados da Polônia, Rússia, Croácia, entre outros parceiros.

O laboratório do Centro de Cidadania da Juventude promete ser um sucesso, promovendo o acesso dos jovens - e de todos os interessados em aprender novos idiomas - ao que há de melhor no ensino autodidata e investindo na qualidade do equipamento público cultural e educacional.Serviço:

Centro de Cidadania da Juventude. Av.: Deputado Emilio Carlos, 3641. Tel.: 3984-2466. Terça a domingo, das 10h às 18h. Grátis.



Secretaria Municipal de Cultura 
Assessoria de Comunicação
Av. São João, 473, 10º andar, Centro
Ttel.: 3334-0001, ramais 2010 a 2015, fax.: 3224-0628