Biblioteca Monteiro Lobato completa 70 anos com programação para adultos e crianças

No mês em que completa 70 anos, a Biblioteca Monteiro Lobato, primeira da cidade com acervo dirigido ao público infantil, oferece aos seus freqüentadores uma série de atividades comemorativas, que incluem apresentações teatrais, contação de história e relançamento do jornal a Voz da Infância.

Um dos destaques da programação, o grupo Timol - Teatro  Infantil Monteiro Lobato - marca presença com a apresentação do espetáculo  O museu da Emília, (dia 13 de abril).

Na ocasião, a biblioteca aproveita para recontar sua história por meio de relatos de antigos usuários. Para isso, no dia 18, o depoimento gravado de Paulo Vansolini irá preceder o relato, ao vivo, de Cláudia Costin, que abordará suas lembranças de freqüentadora. Vansolini e Costin participaram de atividades de incentivo à leitura e à escrita realizadas na biblioteca, que mais tarde resultariam nos periódicos A Chama Acadêmica e A Voz da Infância. Este último, será relançado como parte das comemorações de aniversário da biblioteca.

Fundada em 1936, a Biblioteca Monteiro Lobato foi uma das ações do Departamento de Cultura, idealizado e dirigido pelo escritor Mário de Andrade. Sua implantação esteve a cargo da pedagoga e bibliotecária Lenyra Camargo Fraccaroli.

Entre o acervo estão cerca de 4.500 itens, que incluem as primeiras edições dos livros de Monteiro Lobato, com anotações do autor,  móveis de sua editora, e objetos pessoais, doados em 1958 pela  família do escritor. Na década de 90, a biblioteca recebeu a doação do acervo de documentação de Lenyra Camargo Fraccaroli.


 

Serviço: Biblioteca Monteiro Lobato. Rua General Jardim, 485. Vila Buarque. Tel.: 3256-4122. Grátis.  


 

 Programação de abril

70 Anos (1936 – 2006)

 


20/04

10h - Contação de histórias - VANESSA CASTRO - “O mundo encantado de Monteiro Lobato”. 

15h -  Saída do Bloco das Emílias e dos Viscondes, formado por crianças que participaram das oficinas de construção de Bonecos e Percussão.

 

25/4
18h30 - Show acústico de blues com o Grupo BR66

19h30 - Monteiro Lobato e Purezinha: "Uma história de amor pelo correio” - Palestra com Mariza Lajolo - Profª Dra – IEL/Unicamp 


27/04

14h - Sarau Mirim: brincando com palavras e fazendo poesia. Participação de crianças freqüentadoras da Biblioteca 

16h - Contação de Histórias – KELLY HORÁCY – “No reino das águas claras”


28/04

10 e 15h - Encontro com o escritor e mediação de Leitura


29/04

14h  - Filme - As Bicicletas de Belleville

 

________________________________________________

Clementina Constantino e Helga Monteiro
Secretaria Municipal de Cultura
Assessoria de Comunicação
Av. São João, 473, 10º andar, Centro
tel. 3334-0001, ramais de 2010 a 2015