Cinema Português Contemporâneo

Sete longas-metragens da recente safra do cinema português serão exibidos no Centro Cultural São Paulo. Na abertura, Tarde Demais, de José Nascimento

O Centro Cultural São Paulo apresenta, em co-realização com o Instituto Camões de São Paulo, a mostra cinematográfica Cinema Português Contemporâneo. Com entrada franca, o ciclo acontece de 21 a 26 de março e exibe sete longas-metragens da recente produção lusitana. Produzidos entre 1999 e 2004, a mostra destaca Tarde Demais, (1999), de José Nascimento, e O Milagre segundo Salomé, (2004), de Mário Barroso.

(todos os filmes serão exibidos no suporte DVD)

Tarde Demais

(Portugal, 1999, Cor, 97 min)

Direção: José Nascimento

Elenco: Vítor Norte, Adriano Luz , Nuno Melo, Carlos Santos, Francisco Nascimento, Ana Moreira, Rita Blanco, Suzana Borges

Tarde Demais conta á história de quatro homens que tentam sobreviver ao naufrágio de uma velha canoa de pesca no meio do rio Tejo. Após horas de submersão esperam a luz da manhã e a baixa da maré para poderem caminhar entre os bancos de ostras e chegarem a uma das duas ilhas aluviais, em direção à margem. Mas a longa espera e a temperatura gelada da água deixou-os com os corpos debilitados e os pensamentos turvos. Os caminhos escolhidos para chegarem à margem reservam perigos e sacrifícios inesperados. A salvação não parece óbvia. Dia 21, 16h. Dia 23, 18h. Dia 24, 20h15.

Janela

(Maryalva Mix, Portugal, 2001, cor,104 min)

Direção: Edgar Pêra

Elenco: Lúcia Sigalho, Manuel João Vieira, Nuno Melo, Miguel Borges, João Didelet, José Wallenstein, Nuno Bizarro

Ao longo da primeira parte do filme seis aparições femininas (representadas pela mesma atriz) assombram à sua janela com diferentes versões sobre a vida e as personalidades de um tal António, boêmio da Bica, amante, esposo, fadista, vendedor de pentes ao vintém e de outros extraordinários artefatos (entre os quais um fabuloso e lendário elixir!). Confrontado com essas visões e com os contraditórios atributos de António, vacila entre a hipóteses: o tal de António são vários ou um único. A última aparição feminina, Marya de Fátyma, fadista castiça da Bica, mulher mais velha e experiente apresenta-se como íntima conselheira de António, dizendo de sua justiça. Comentando os boatos acerca da intenção de casamento de António com as supostas seis amantes, Marya de Fátyma introduz a suspeita de que António foi alvo de uma tramóia congeminada para o matar traiçoeiramente à facada. Sem conseguir decidir através destes testemunhos qual a hipótese mais verdadeira/plausível, Ego vê-se confrontado então com uma última aparição - a do António descrito por Marya de Fátyma. Este lança uma nova luz sobre as suas amantes, o suposto e badalado (ou baldado?) casamento e as facadas de que teria sido vítima. Dia 21, 18h. Dia 23, 16h. Dia 26, 20h15.

O Milagre segundo Salomé

(Portugal, 2004, cor, 96 min)

Direção: Mário Barroso

Elenco: Ana Bandeira, Nicolau Breyner, Ricardo Pereira, Paulo Pires, Filipe Duarte, Ana Padrão, Margarida Miranda, Margarida Vilanova, Carlos Vaz, João Didelet, Ana Zanatti

Portugal, 1917. O país vive uma grande agitação política e social e diz-se que em Fátima a virgem apareceu a três pastorinhos. Salomé, uma jovem vinda da província, é uma das muitas raparigas que animam um dos mais conhecidos bordéis de Lisboa, mas é uma rapariga tão especial que um dia um senhor de posses convida-a para viver em sua casa e apresenta-a a alta sociedade de Lisboa. Mas o seu passado não deixará de a perseguir e Salomé, que pensava que este seria para ela o começo de uma nova vida, vai afinal acabar por perder tudo ao tornar-se personagem involuntária desse milagre que então agitou o país... Dia 21, 20h. Dia 22, 20h15. Dia 26, 16h.

Ganhar A Vida

(Portugal/França, 2000, Cor, 115 min)

Direção: João Canijo

Elenco: Rita Blanco, Adriano Luz, Teresa Madruga, Alda Gomes, Olivier Leite, Maria David, Yvette Caldas, Jinie Rainho, Adelia Baltazar, Luis Rego

Situada nos arredores de Paris, entre a comunidade portuguesa emigrada para a França, esta é a história de Cidália, uma mulher de trinta e poucos anos, que como muitas outras não vive senão para o trabalho, para a família e para juntar dinheiro para um dia voltar a Portugal. Mas numa madrugada do frio Inverno parisiense, em que tudo parecia correr como habitualmente, a polícia mata o seu filho mais velho, e a partir desse trágico incidente toda a sua vida irá ser posta em causa. Porque Cidália não se quer resignar com as explicações oficiais, e com a passividade da comunidade portuguesa e a da sua própria família, revoltando-se contra tudo e contra todos, e não tendo já nada a perder, Cidália vai afinal acabar por descobrir uma outra vida. E ganhar, verdadeiramente, a vida. Dia 22, 16h. Dia 25, 18h.

O Princípio da Incerteza

(Portugal/França, 2002, Cor, 132 min,)

Direção: Manoel de Oliveira

Elenco: Leonor Baldaque, Leonor Silveira, Isabel Ruth, Ricardo Trepa, Ivo Canelas, Luís Miguel Cintra, José Manuel Mendes, Carmen Santos, Cecília Guimarães, Júlia Buisel, Ângela Marques, Diogo Dória, António Fonseca, Duarte De Almeida, Padre João Marques, António Costa, David Cardoso.
Desde a sua infância que António, rapaz rico e de boa família, e José, filho de uma criada, partilham tudo, vigiados pelo seu olhar protetor. E quando adultos, os pequenos jogos do amor não fazem senão aumentar essa proximidade: António casa-se com Camila, por quem José sempre estivera apaixonado, e tem como amante Vanessa, sócia de José nos seus negócios pouco recomendáveis. Mas o diabo não dorme, e troça cruelmente da criada que queria contrariar o destino e a má sorte. Estes quatro destinos cruzados irão fatalmente passar pelas chamas do inferno. Dias 22, 24 e 26, 18h.

Passagem Da Noite(Portugal, 2003, Cor, 95 min)

Direção: Luís Filipe Rocha

Elenco: Leonor Seixas, Pompeu José, Maria D’aires, Maria Rueff, João Ricardo, João Pedro Vaz, Cristóvão Campos, Maria João Falcão

Mariana tem 17 anos, vive na periferia de Lisboa e é estudante de liceu. Um dia vê-se confrontada com uma situação desesperada: é violentada por um tóxico-dependente e descobre mais tarde estar grávida. Por medo, vergonha ou raiva decide encobrir de todos - pais, namorado, amigos, polícia e tribunal - e enfrentar o sucedido sozinha. Apenas um insistente inspetor de policia, uma espécie de anjo da guarda, e uma prostituta pragmática assistem ao percurso secreto de sobrevivência à violação, subseqüente gravidez indesejada e possível contaminação com AIDS desta jovem, que se vê assim forçada a uma "passagem" para a idade adulta conturbada.Dia 23, 20h. Dia 25, 16h.

Um Filme Falado

(Portugal, 2003, Cor, 95 min.)

Direção: Manoel de Oliveira

Elenco: Leonor Silveira, John Malkovich, Catherine Deneuve, Stefania Sandrelli, Irene Papas, Luís Miguel Cintra, David Cardoso, Elias Logothetis, Filipa De Almeida

Rosa Maria, uma jovem professora de História, parte com a sua filha Maria Joana num cruzeiro que atravessa o Mediterrâneo e se dirige a Bombaim, na Índia, onde se reunirão com o seu marido. Através das diversas cidades onde o cruzeiro para, Rosa Maria vai pela primeira vez conhecendo lugares de que falava nas suas aulas, mas que nunca antes visitara. Mas nesse cruzeiro, ela vai também conhecer três mulheres que muito a impressionam: uma francesa, empresária de renome; uma italiana, antiga modelo famosa; e uma grega, atriz e professora; e sobretudo o comandante do navio, um americano de origem polaca. Mas a caminho de um porto no Golfo Pérsico, uma estranha ameaça perturba o cruzeiro e ameaça o navio e a vida dos passageiros...Dia 24, 16h. Dia 25, 20h.

_______________________________________________________________

Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso - próximo da estação Vergueiro do metrô
Retirar ingresso gratuito com uma hora de antecedência
Central de Informações: 3277-3611, ramal 221