Carnaval com A Mandrágora

O grupo TAPA, em cartaz desde janeiro nos palcos da Mooca, com o texto A Mandrágora, de Nicolau Maquiavel, fará apresentações extras no feriado prolongado de Carnaval. É uma ótima opção cultural para o folião que quer fugir do agito do samba.

Maquiavel ficou conhecido como “mestre da ciência política”, principalmente por causa da obra O Príncipe, e em 1503, escreveu A Mandrágora, que retrata a sociedade corrupta, com suas astúcias e manipulações. Satiriza os vícios e “deslizes” da Igreja, de forma irônica, sarcástica e corrosiva.

Essa crítica é mais evidente na metáfora de um rico e jovem italiano que se passa por médico, a fim de conquistar o amor de uma mulher casada que sofre por não conseguir engravidar. Com o consentimento do marido, do padre e da mãe da moça, o falso doutor receita um suspeito tratamento à base de mandrágora, uma raiz conhecida por suas propriedades afrodisíacas.

No texto de Maquiavel a conquista amorosa, com suas urgências e exaltações, serve como pretexto para desenvolver um tratado prático e saboroso sobre estratégia política, a arte de envolver,convencer e, por fim, conquistar um objetivo.

Transformada em peça em 1988 pelo TAPA, depois de uma bem sucedida montagem, a comédia A Mandrágora retorna aos palcos com o espetáculo remodelado, tendo, no elenco, Guilherme Sant’Anna – que recebeu o prêmio APCA de melhor ator em 2004 – e a direção e tradução de Eduardo Tolentino.

O espetáculo fica em cartaz até 26 de março, de sexta a domingo. Excepcionalmente na segunda e terça-feira de Carnaval, 28 e 29 haverá apresentações às 21h. Os ingressos custam R$10,00. (Estudantes e pessoas da melhor idade têm direito a meia entrada, R$ 5,00).

;

Serviço:

 

Teatro Arthur de Azevedo

Av. Paes de Barros, 995, Mooca. Tel.: 605-8007.

Até dia 26 de março, sextas e sábados, às 21h e domingos, às 19h.

Censura: 14 anos

Capacidade: 480 pessoas. Acesso para deficientes.

Estacionamento para os 50 primeiros veículos

 

___________________________________________________

Secretaria Municipal de Cultura
Assessoria de Comunicação
Av. São João, 473, 10º andar, Centro
Tel.: 3334-0001, ramais 2010 a 2015 Fax: 3224-0628