Cine Art Palácio recebe Festival Screen até dia 1º de dezembro

Artista belga Hans Op de Beeck apresenta a obra audiovisual Staging Silence 2 em evento realizado pela Prefeitura de São Paulo e correalizado pelo Estúdio Madalena


Staging Silence 2 do artista Hans Op de Beeck

Realizado há 11 anos em Barcelona, Espanha, e com atividades em 16 cidades, em países como China, Rússia e Estados Unidos, o Festival Screen acontece no Brasil até 1º de dezembro de 2013. Ao abordar o tema da imagem em movimento e sua relação com a cidade, o Screen ocupa o espaço do antigo Art Palácio, primeiro grande cinema da requintada Cinelândia da década de 30, tela de todos os lançamentos de Mazzaropi, que encerrou suas atividades em 2009 como cinema pornô.


A atração principal do Screen-SP – que antecipa o lançamento oficial do Festival a ser realizado em 2014 – é o artista belga Hans Op de Beeck, que estará no Brasil para apresentar sua obra Staging Silence 2 (Encenando o Silêncio 2). A projeção, com 22 minutos de duração, interage com o Art Palácio, sua história e com o tema da criação e transformação do centro e de toda a realidade paulistana. Na tela de 6 X 11 metros, imagens de mãos aparecem construindo maquetes que assumem tamanho real, da construção de espaços, de forma que a fotografia em preto e branco, o cinema mudo, a questão do analógico e do digital podem ser facilmente entendidos por qualquer cidadão, superando as barreiras de língua ou idade.

Com realização conjunta a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e correalização do Estúdio Madalena, dos sócios Iatã Cannabrava e Claudi Carreras, o Festival Screen tem direção no Brasil de Demétrio Portugal e Álvaro Uña Resa, e em Barcelona de Emílio Alvarez e Carlos Duran.

Para a Secretaria Municipal de Cultura esta será uma ação pioneira e tem por objetivo experimentar novas formas de utilização de espaços degradados e inutilizados. “Esta prevista uma reforma definitiva para o espaço, que deverá abrigar uma casa de espetáculos e shows no centro de São Paulo. Estamos captando os recursos”, diz Renato Nery, coordenador de fomento audiovisual. “A intervenção artística nos ajuda a testar sua real vocação ao mesmo tempo que qualifica tanto o espaço do cinema quanto seu entorno” afirma Alfredo Manevy, secretário adjunto de Cultura.

Para o espaço de 16m X 25m X 45m foi criada uma cenografia utilizando materiais de reuso, incluindo objetos que estavam no Art Palácio e de outros acervos da Prefeitura, como forma de produção mais limpa.

“O desafio proposto pela Secretaria de Cultura, de atuar num espaço com a complexidade do Art Palácio (pela sua história e ligação com o audiovisual) nos demandou pensar sobre nossa função nas relações culturais internacionais, resignificação de espaços da cidade, métodos de produção mais limpa, ações educacionais colaborativas e diversas outras questões que se quer surgiriam em um espaço formal. Agora esperamos colocar à prova essa experiência e compartilhar esse aprendizado com todos da cena de cultural”, conta Demétrio Portugal, diretor do Festival Screen no Brasil.

História do Art Palácio
Construído pela alemã Universum Film AG o prédio foi inaugurado em 13 de novembro de 1936. Com projeto do brasileiro Rino Levi, a sala de 3 mil lugares tornou-se um marco arquitetônico na Avenida São João, região que veio a ser chamada de Cinelândia Paulista por concentrar as principais salas de exibição de São Paulo. Todos os sucessos de bilheteria de Mazzaropi tiveram sua avant première. Nas décadas de 60 a 70, os cinemas sofrem uma queda gradativa de público. O Art Palácio realiza uma reforma e se divide em duas salas. Na década de 80, a sala entra em decadência e, como os demais cinemas da região passa a exibir apenas filmes pornográficos. E encerra suas atividades em 2009.

Ação Educativa
No foyer do Art Palácio, um conjunto de fotografias e projeções contam a história do antigo cinema, do centro de São Paulo e do audiovisual na cidade. A partir da experimentação de uma obra de arte que cria cenas e territórios manuseados, o projeto educacional visa aprofundar a discussão de mútuo pertencimento entre a  cidade e o cidadão. Com um lab.experimental para debater o território, do lugar e do não-lugar, do centro histórico da cidade e da arte como catalisadora de insigths e ações. Visitas escolares e de grupos fechados: lab@labexperimental

Serviço: Festival Screen no Art Palácio com obra de Hans Op de Beeck. Av. São João, 419, Centro. Tel. 3473-5410. Visitação: De 5ª a sáb., das 11h às 20h. Dom., das 12h às 18h. Até 1/12. Grátis