Apresentações artísticas precedem a comemoração do 25 de janeiro

A partir desta sexta-feira, 20 de janeiro, o morador da Capital poderá entrar no ritmo das comemorações do aniversário de São Paulo. Para tanto, a Secretaria Municipal de Cultura preparou uma série de apresentaçõesque, além de anteciparem o clima de festa, convidam o paulistano a participar do grande evento que será realizado no dia 25, no Parque da Independência, e que contará com as presenças, de Paulinho da Viola, Naná Vasconcelos, Cordel do Fogo Encantado e da companhia de teatro Pia Fraus, com o espetáculo Bichos do Brasil.

Para aquecer o coração do paulistano, praças, terminais de ônibus, parques, bibliotecas e outros pontos movimentados da Cidade receberão várias intervenções artísticas. O marco zero da cidade, a Praça da Sé, recebe no dia 20, às 12h, o Grupo Sambaqui, que tem como principais atividades a pesquisa e vivência de manifestações da cultura afro-brasileira da região Sudeste, tais como Samba de Bumbo, Jongo e Batuque de Umbigada.

Na zona Oeste, a Praça Benedito Calixto também servirá de palco para apresentações. No dia 21, às 19h, recebe a Cia de Artes do Baque Bolado que, com seus dançarinos, músicos e atores circenses, promete levar à praça apresentações interativas, ao som do Maracatu de Baque Virado

Theatro Municipal

O Theatro Municipal de São Paulo também abrirá suas portas para festejar os 452 anos da cidade de São Paulo. Além de um espetáculo marcado para a data do aniversário o público poderá conferir apresentações nos dias 28 e 29, sempre com entrada franca.

No dia 25, às 21h, haverá uma programação especial reunindo a Orquestra Sinfônica Municipal e o Balé da Cidade de São Paulo. Com a regência do maestro Paulo Nogueira, a orquestra abre a apresentação com duas obras de Chopin (Grande Polonaise Brilhante e Andante Spianato), uma de Liszt (Fantasia sobre Temas Folclóricos Húngaros) e a peça O Alvorecer do Século da Humanidade,que contará com a participação do próprio compositor, o pianista Amaral Vieira. Depois do intervalo, ao som da obra de Benjamim Britten, Sinfonia de Réquiem, o Balé da Cidade de São Paulo, sob a direção de Mônica Mion, mostra a coreografia de mesmo nome, criada em 1994 pelo coreógrafo Vasco Wellenkamp.

Nos dias 28 e 29, a partir das 17h, haverá a apresentação conjunta do Coral Paulistano e do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

O concerto, preparado pela maestrina Mara Campos (regente titular do coral), e pelos integrantes do quarteto, tem tudo a ver com a cidade, mesclando ritmos do folclore latino-americano e composições brasileiras. Na primeira parte, o coro, acompanhado pelo grupo Maypi e solistas, interpreta a Misa Criolla, de Ariel Ramirez. Depois, serão homenageados três compositores brasileiros: Osvaldo Lacerda (Romaria; Desafio e Provérbios), G. Mendes (Inspiração; Uma vez, uma vala e Beba Coca Cola) e Dorival Caymmi (Suíte dosPescadores). Os solos são dos tenores Fernando Mattos e Eduardo Pinho e dos músicos Nelson Silva (órgão), Marcelo Penido (harpa) e Nestor Gomes (percussão). O grupo Maypi é integrado pelos músicosFelix Guzman Flores e Miguel Rocha Crespo (guitarras), Fernando Hermani Loayza e Javier Aranciba (quenas e zampoñas), Mario Mayta Flores (bombo) e Ramiro Marcos Ramos (charango).

No mesmo programa, o Quarteto de Cordas da Cidade, integrado pelos músicos Betina Stegmann (violino), Marcelo Jaffé (viola), Robert Suetholz (violoncelo) e Nelson Rios (violino), interpreta Francisco Mignone (Quarteto nº 2) e Piazzolla (Four, for tango).

Também no dia 29, às 11h, haverá um concerto com a Orquestra Experimental de Repertório, sob a regência de seu titular, o maestro Jamil Maluf. Ao lado do Coral Lírico, a orquestra apresenta apresentadas as canções profanas da cantata Carmina Burana, de Carl Orff.

Os solistas serão Cláudia Riccitelli (soprano), Sebastião Teixeira (barítono) e Helder Savir (contra-tenor). O espetáculo terá ainda participação do Coral Infanto-Juvenil da Escola Municipal de Música. Na preparação dos coros estão os maestros Mário Zaccaro (Lírico) e Mara Campos (coro infantil).

Os teatros distritais e as bibliotecas de São Paulo também apresentam uma programação variada e gratuita para o paulistano (confira a programação).

Todos os eventos, espalhados pela cidade, são gratuitos

Programação

DIA 20/01 – sexta feira
12h Paissandu Patriarca Viralatisse
12h Praça da Sé Sambaqui
13h Trianon Banda Palhaçal
18h Term. Pq. D. Pedro Coco Seco
18h Praça da Sé Zabandá
19h Trianon Ilú Oba de Min

DIA 21/01 – sábado

13h Biblioteca Monteiro Lobato Cia Caracaxá
14h Term. Pq. D. Pedro Banda Palhaçal
15h Term. Lapa / Praça Pé no Terreiro
19h Praça Benedito Calixto Baque Bolado

DIA 22/01 – domingo

12h Pq. Ibirapuera Maracatu Ilé Alafia
14h Pq. Juventude Batucada de Bamba
14h Pq. Do Carmo Viralatisse
14h Pq. Aclimação Mangangá
14h Pq. Ibirapuera (outro ponto) Bloco da Bica
14h Pq. do Ipiranga Batuntã
14h Trianon Sambaqui

DIA 23/01 – segunda

12h Patriarca Orquestra de Berimbaus
12h Paissandu Zabandá
12h Praça da Sé Coco Seco
13h Trianon Pé no Terreiro
18h Term. Pq. D. Pedro Mangangá
18h Term. Bandeira Batucada de Bamba
19h Trianon Café, concerto & Lanternagem

DIA 24/01 – terça

12h Praça da Sé / Patriarca Batuntã
12h Trianon Bloco da Bica
12h Paissandu / Municipal Maracatu Ile Alafia
13h São Bento / Anhangabaú Caracaxá
17h Term. Pq. D. Pedro Café, Concerto & Lanternagem
18h Patriarca / Praça da Sé Ilú Oba de Min
18h Term. Bandeira Mangangá
19h Term. Pq. D. Pedro Coco Seco
19h Term. Jabaquara Caracaxá
19h Term. Santo Amaro Orquestra de Berimbaus
19h Trianon Baque Bolado

Dia 25 de Janeiro
Parque da Independência (Museu do Ipiranga)

10h - Pia Fraus - Bichos do Brasil
16h - Paulinho da Viola
18h - Naná Vasconcelos
20h - Cordel do Fogo Encantado

Theatro Municipal de São Paulo

21h – Orquestra Sinfônica Municipal e Balé da Cidade de São Paulo

DIA 28/01 – sábado

17h Coral Paulistano e Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo

DIA 29/01 – domingo

11h Orquestra Experimental de Repertório
17h Coral Paulistano e Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo

TEATROS DISTRITAIS

Dia 25/01, às 20h

Paulo Eiró (Santo Amaro) - Orquestra popular de câmara
Artur Azevedo (Mooca) – Zimbo Trio e Orquestra
João Caetano (Vila Mariana) - Pequenas Notáveis (musical)
Cacilda Becker (Lapa) - Arruda Brasil (gafieira)
Décio de Almeida Prado (Itaim) – Graça Cunha
Flávio Império (Cangaíba) – Cia. Raso da Catarina
Martins Penna (Penha) – Chorando as Pitangas

BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE

Dia 23, às 20h - Matamoros Leitura Dramática de Hilda Hilst, com Beatriz Azevedo, Maria Alice Vergueiro e Sabrina Greve
Dia 24, às 20h - Cida Moreira - "Modinhas e Canções do Brasil"
Dia 25, às 18h - Arrigo Barnabé & Vânia Bastos

BIBLIOTECA MONTEIRO LOBATO

Dia 2, às 11h– Ciranda com a Cia Caracaxá
Dia 21, às 16h - Leitura Dramática do espetáculo teatral infanto-juvenil "o jeca voador e a corte celeste", com os atores: Walter Breda, Cynthia Falabella e Gustavo Haddad, com a direção de Caio de Andrade.

AUDITÓRIO IBIRAPUERA

Dia 25, 28 e 29, às 17h - Palavra Cantada

Espetáculo em que os compositores e cantores Sandra Peres e Paulo Tatit fazem uma viagem pelo universo das canções infantis e sua relação com os arranjos instrumentais. No programa, músicas como Rato, Pindorama, Bolacha de Água e Sal, entre outras. Ingressos vão de R$ 15 (meia) a R$ 30. Menores de 12 anos acompanhados pelos pais têm direito a meia-entrada.