Secretaria de Cultura anuncia reajuste para educadores dos programas de formação

Orientadores, educadores e coordenadores dos programas Piá e Vocacional receberão reajustes de 22% e 17%, consecutivamente


A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) tem estabelecido diálogo constante, desde o início deste ano, com representantes dos artistas dos programas de formação Vocacional e PIÁ (Programa de Iniciação Artística), mantidos pela SMC e Secretaria Municipal de Educação (SME). O objetivo do diálogo é receber as contribuições desses artistas para a reformulação e a consolidação da política de formação artística e cultural da cidade de São Paulo.

Compreendendo a importância destes programas para esta política de formação, a Secretaria Municipal de Cultura vai estabelecer um plano de fortalecimento do Vocacional e do PIÁ e, como primeira medida, anuncia o lançamento do novo edital público para seleção de profissionais para 2014, com reajuste de 22% e 17% no valor da hora/aula, respectivamente, dos artistas orientadores/educadores e coordenadores, com relação aos valores praticados em 2013 (conforme quadro abaixo).




Após 8 anos com reajuste total inferior a 6%, as novas bases de remuneração buscam valorizar os profissionais da formação e qualificar os programas, atraindo ainda mais artistas para participar do edital de seleção para o próximo ano.

Na definição do reajuste foram considerados os valores praticados pela Secretaria Municipal de Cultura em outras contratações de artistas educadores, tendo como referência as escolas municipais de artes da cidade. Foram mantidas as cargas horárias mensais vigentes em 2013. Com relação à vigência, a perspectiva é de ampliação progressiva nas próximas etapas do plano, visando aumentar o vínculo dos beneficiários dos programas.

A Secretaria Municipal de Cultura empreenderá uma ampla política de formação artística e cultural no município. No âmbito dos programas, o seu plano de desenvolvimento será gradual, contando com: a futura ampliação de sua vigência, compatibilizando-os com o calendário escolar; a sua maior divulgação, visando atrair a participação de mais artistas e alunos; o aperfeiçoamento do processo de seleção dos profissionais; o incremento das condições de trabalho nos equipamentos públicos; e a sua melhor estruturação institucional na área de formação da Secretaria Municipal de Cultura.

Os termos gerais dos programas Vocacional e PIÁ para 2014 serão fixados no edital de chamamento da Divisão de Formação Cultural e Artística a ser publicado em outubro.  Visando propiciar maior acesso ao edital em todas as regiões da cidade, as inscrições, que terão início em novembro, serão descentralizadas e poderão ser feitas no Centro Cultural da Penha (zona leste), Centro Cultural da Juventude (zona norte), Escola Municipal de Iniciação Artística (zona sul) e Galeria Olido (centro). Os candidatos poderão se inscrever em artes visuais, dança, música e teatro, além de diversas outras linguagens artísticas, através da modalidade Vocacional Artes Integradas.

Sobre os programas Vocacional e PIÁ

O Vocacional iniciou suas atividades em 2001 e o Programa de Iniciação Artística (PIÁ), em 2008, a partir da experiência da Escola Municipal de Iniciação Artística - EMIA. Juntos, Vocacional e PIÁ, atendem cerca de 6.000 pessoas, entre crianças, jovens e adultos. Os programas são realizados em parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Secretaria Municipal de Educação. Os programas estão hoje em 80 pontos na cidade, abrangendo todas as 32 subprefeituras, em bibliotecas, CEUs, centros culturais, Casas de Cultura e teatros.