Marcia Milhazes dirige “Camélia” na Galeria Olido

Espetáculo de dança terá apresentações dias 28 e 29


Espetáculo traz uma mensagem de amor da autora
para o público e para os intérpretes

Por Gabriel Fabri


Dirigido pela diretora, coreógrafa e pesquisadora cultural Marcia Milhazes, o espetáculo de dança contemporânea “Camélia” é encenado por sua companhia carioca na Sala Paiçandu da Galeria Olido, nos dias 28 e 29. Partindo de uma criação de sua irmã, a artista plástica Beatriz Milhazes, que assina os cenários, a coreografia traz três intérpretes escrevendo, apenas com seus próprios gestos, cartas de amor.

Segundo Marcia, a obra se desenvolve a partir de blocos cenográficos, interlúdios em que os bailarinos Ana Amelia Vianna, Aline Arakaki e Felipe Padilha se movimentam ao som de um vasto repertório musical brasileiro. “A trilha sonora passa da música barroca à contemporânea, com estilos como o modernismo, o concretismo e a música de repetição.”

Dialogando com as “cartas” nos gestos dos dançarinos, Milhazes conta que vê sua obra como uma mensagem de amor dela para o público e para os intérpretes. Em sua dança, ela procura falar sobre o humano e isso se reflete em suas concepções, que contam, em média, com um ano de pesquisa. “Meu trabalho foi muito barroco, cheio de detalhes, mas, em contrapartida, sempre buscou a sutileza e o simples.”

Marcia revela tentar entender sua própria existência e seu papel como artista, partindo do gesto, que teria para ela o mesmo peso das palavras.  “Nesses movimentos, cheios de imagens e significados que vão sendo colados na cena, reside aquele lugar que ninguém pode tirar de nós, que fala do abstrato das nossas sensações de vida e do imaginário”. Dessa forma, o espetáculo apresenta uma espécie de dinâmica de sonho acordado.

Sobre a escolha do nome de uma flor para o título do trabalho, a diretora conta que não se deu em referência aos elementos florais do cenário. “Mas, sim, por um desejo do imaginário e para que o nome trouxesse alguma sensação de vida.”

Serviço: Marcia Milhazes Cia. de Dança (RJ). Espetáculo: “Camélia”. Dir. artística, concepção e coreografia: Marcia Milhazes. Cenário-criação: Beatriz Milhazes. Com Ana Amélia Vianna, Felipe Padilha e Aline Arakaki. 60 min. Livre.| Galeria Olido – Sala Paiçandu. Av. São João, 473, Centro. Dia 28, 20h. Dia 29, 19h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)