Em novo encontro #existediálogoemSP, Secretaria Municipal de Cultura discute teatro

Encontro realizado no dia 27 de maio no Centro Cultural São Paulo reuniu cerca de 300 pessoas entre representantes da classe teatral, sociedade civil e funcionários da Secretaria Municipal de Cultura


Secretário Juca Ferreira fala à plateia formada por artistas e membros da sociedade civil

No dia 27 de maio, foi realizado no Centro Cultural São Paulo o segundo encontro temático do programa #existediálogoemSP. Desta vez, o tema abordado foi o teatro.

Entre as demandas trazidas pelos representantes da classe estava a questão da ocupação de espaços ociosos em diversas regiões da cidade; novas linhas de financiamento de produção e pesquisa em teatro, além do Programa Municipal de Fomento; a retomada do Conselho Municipal de Cultura; Cultura nos CEUs; interface entre a política cultura e a educacional no âmbito da cidade de São Paulo, entre outros temas.

O encontro, que durou cerca de 3 horas, teve ao centro da Sala Adoniran Barbosa o secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira; o coordenador de assessoria técnica Guilherme Varella e a coordenadora do Núcleo de Fomentos e Linguagens, Marisabel Lessi de Melo. Ao todo, estiveram presentes cerca de 300 pessoas entre representantes da classe teatral, sociedade civil e funcionários da Secretaria Municipal de Cultura.

Juca Ferreira pontuou que o orçamento da Secretaria para 2013 é o proporcionalmente o menor dos últimos anos, mas que está sendo feito um esforço para recompô-lo pela própria Prefeitura e também por meio de algumas parcerias que estão sendo iniciadas.

Como encaminhamento para as demandas apresentadas, o secretário sugeriu a criação de grupos de trabalho que combinem funcionários da Secretaria, membros da classe e sociedade civil para estabelecer uma proposta para o setor, com escalonamento das prioridades.

Com mais este diálogo setorial, a Secretaria dá continuidade ao processo iniciado em fevereiro deste ano, quando promoveu o primeiro encontro geral e reuniu mais de 1000 pessoas no mesmo espaço. Em 10 de abril, foi a vez do Hip-hop ser discutido. A próxima edição do encontro e o tema a ser discutido serão divulgados em breve.