Ato cultural comemora o "Dia do Direito à Verdade" no Centro Mariantônia

Encontro acontece no domingo, dia 24, e tem apoio das Secretarias Municipais de Direito Humanos e Cidadania e de Cultura, além do Centro Universitário Mariantônia

No próximo dia 24 de março, às 11h, no Centro Universitário Mariantônia, acontece um ato cultural, liderado pela Companhia do Latão e contando com vários outros grupos, com o intuito de reverenciar o Dia Internacional pelo Direito à Verdade. Neste encontro, que tem o apoio da Secretarias Municipais de Direitos Humanos e Cidadania e de Cultura e do Centro Universitário Mariantônia, artistas reúnem-se para celebrar o direito à verdade, com diversas intervenções artísticas, entre as quais a declamação de trechos adaptados do texto “As cinco dificuldades de escrever a verdade”, de Bertold Brecht.

No final de 2010, a Assembléia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 24 de março como "Dia Internacional pelo Direito à Verdade em relação às Graves Violações dos Diretos Humanos e para a Dignidade das Vitimas". Essa data foi escolhida pelas Nações Unidas por marcar dois gravíssimos fatos ocorridos na America Latina: o Golpe de Estado na Argentina, em 1976, que vitimou mais de 30.000 pessoas naquele país e o assassinato do Monsenhor Oscar Arnulfo Romero, bispo de El Salvador, em 1980.

Embora já consagrada em diversos países da América Latina, a data ainda não havia sido oficialmente celebrada no Brasil. Considerando a relevância dessa data e da temática por ela suscitada, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, em parceria com a Comissão Nacional da Verdade, a Secretaria Municipal de Cultura e outros parceiros comprometidos com a causa propõem um conjunto de ações para incitar a reflexão sobre o direito à memória e à verdade diante das graves violações aos direitos humanos e reforçar a importância desse dia.

Serviço:

DIA DO DIREITO À VERDADE NA MARIA ANTÔNIA
Data: 24/03, às 11h
Local: Rua Maria Antônia, Consolação, em frente ao Centro Universitário Mariantônia.
Realização: Companhia do Latão. Apoio: Secretarias Municipais de Direitos Humanos e Cidadania e Cultura e Comissão Nacional da Verdade, Centro Universitário Mariantônia.
Conduzidos pela Companhia do Latão, artistas reúnem-se para celebrar o direito à verdade, com diversas intervenções artísticas, entre as quais a declamação de trechos adaptados do texto “As cinco dificuldades de escrever a verdade”, de Bertold Brecht.