No primeiro encontro do projeto “#existediálogoemSP”, secretário Juca Ferreira fala para cerca de 1.000 pessoas

Encontro ocorreu ontem à noite no Centro Cultural São Paulo com o objetivo de construir as políticas públicas da Secretaria Municipal de Cultura de forma colaborativa


Secretário Juca Ferreira e o chefe de gabinete, Rodrigo Savazoni, estiveram
no centro da Sala Adoniran Barbosa


A Sala Adoniran Barbosa do Centro Cultural São Paulo foi palco do primeiro encontro do projeto “#existediálogoemSP”, proposta da Secretaria Municipal de Cultura que tem o objetivo de ouvir as demandas da sociedade e dos grupos organizados, visando construir, de forma colaborativa, políticas públicas a serem adotadas a partir de agora.

O encontro ocorreu ontem, dia 5 de fevereiro, a partir das 19h, e reuniu cerca de 1.000 pessoas. No centro do auditório em formato de arena, estiveram o secretário municipal de Cultura Juca Ferreira e seu chefe de gabinete, Rodrigo Savazoni, ouvindo e respondendo ao questionamento do público.

Nesta primeira edição, foram representados diversos segmentos artísticos, como dança, teatro, hip-hop, cinema, música, formação, artesanato e circo. Os participantes abordaram temas como o programa VAI, um dos principais projetos que dialogam com a periferia da cidade; o deslocamento da população para usufruir da oferta cultural da cidade; a regulamentação da arte de rua; a utilização das estruturas dos CEUs (Centro Educacional Unificado) para ampliar o acesso à cultura; a convivência em áreas públicas; o Conselho Municipal de Cultura; a Lei Municipal de Incentivo à Cultura, conhecida como Lei Mendonça; os investimentos na região central e na periferia; o fomento à leitura; a acessibilidade aos equipamentos; e a ampliação do orçamento da Secretaria Municipal de Cultura.

O secretário abriu o encontro enfatizando que não acredita em “política pública feita em gabinete” e, por isso, o diálogo deverá pautar todas as ações da Secretaria. Mais adiante, disse que São Paulo precisa melhorar sua “autoimagem” e que movimentos espontâneos como “Existe Amor em SP” demonstram que há uma grande vontade da população nesse sentido, com apoio do governo.

Juca Ferreira afirmou, ainda, que deverá manter todas as iniciativas positivas herdadas de gestões anteriores, como a do ex-secretário Calil e as das ex-prefeitas Luiza Erundina e Marta Suplicy. Segundo ele, diferentemente do que ocorreu no Ministério da Cultura, quando chegou à Secretaria encontrou bons projetos que merecem ser mantidos e ampliados, mas também reconheceu que deverá realizar mudanças para atender ao plano de governo do prefeito Haddad, que foi eleito sob a bandeira da renovação.

Outro tema recorrente foi o debate do novo Plano Diretor, que deverá ocorrer este ano na Câmara Municipal de São Paulo. O secretário convocou os presentes a integrar os debates, levando ideias e experiências de suas regiões.

Presente ao evento, o vereador Nabil Bonduki saudou Juca Ferreira pela iniciativa do diálogo. Transmitido em tempo real pela internet, o encontro foi encerrado por volta das 22h. Confira a íntegra do encontro:

1ª parte
2ª parte
3ª parte