Biblioteca Mário de Andrade promove a Semana da Língua e da Cultura Russa

O evento acontece dos dias 13 a 17 de agosto e homenageia o escritor russo Antón Tcheckov

Por iniciativa da Associação Cultural Grupo Volga e com apoio da Embaixada da Federação da Rússia no Brasil, a Biblioteca Mário de Andrade (BMA) promove, entre os dias 13 e 17 de agosto, a Semana da Língua e da Cultura Russa. A realização do evento contou com ajuda de Mikhail Troyansky, cônsul geral da Rússia em São Paulo, e presta homenagem a Anton Tchekhov (1860-1904), considerado um dos maiores escritores e contistas da história. Entre suas obras-primas, estão as peças “A Gaivota” e “Tio Vânia”.

Segundo Tamara Gers Dimitrov, presidente do Volga, as pessoas, em geral, valorizam, mas pouco conhecem sobre a cultura russa. “Esse ensinamento foi uma das bases da minha educação e das tradições passadas por meus pais, que transmito para meus filhos”, conta. Por essa razão, seu grupo está empenhado em divulgar esse universo, promovendo eventos como o da BMA.

A programação conta com debate sobre Tchekhov; aula livre onde serão apresentadas noções sobre cultura, língua e alfabeto russo; e o sarau “Música e Poesia Tradicionais da Rússia”, que terá participação especial do Coral Folclórico Grupo Volga, com regência do maestro Victor Selin.

Lançado em julho na própria Biblioteca, o documentário “O que Traduz Boris?”, de Jorge e Daniel Grinspum, será exibido novamente. O longa mostra a vida do ucraniano radicado no Brasil, Boris Schnaiderman, crítico literário e tradutor pioneiro de diversas obras de importantes autores, como Dostoiévski, Maiakovski e o próprio Tchekhov. Por sua contribuição na divulgação da cultura russa fora de seu país, o tradutor recebeu, em 2007, do governo da Rússia, a Medalha Púchkin. “Schnaiderman muito tem colaborado para que os brasileiros e a comunidade russa daqui tenham acesso ao nosso idioma e literatura”, completa Tamara.

Serviço: Biblioteca Mário de Andrade. Rua da Consolação, 94, Centro. Telefone: 3256-5270. De 13 a 17 de agosto. Grátis.

Veja a programação completa:

CINEMA: “O QUE TRADUZ BORIS?”
Exibição do documentário dirigido por Daniel e Jorge Grinspum, finalizado com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. O filme transmite, de forma referencial, os temas e fatos que permearam a vida de Boris Schnaiderman, considerado um dos mais importantes intelectuais brasileiros e responsável por traduções pioneiras de obras de autores como Maiakovski, Dostoiévski, Tolstói, Pushkin e Tchekhov.
| Auditório. Dia 13, 19h

DEBATE: “TCHEKHOV”
Com Elena Vassina (autora e tradutora de livros como “O Cadáver Vivo”, de Liev Tolstói, pela Peixoto Neto, em 2007) e Natalia Y. Petrova (professora do Instituto de Línguas Estrangeiras de Moscou). 
Conversa sobre a vida e obra de Antón Tchekhov, um dos maiores contistas de todos os tempos, e sobre suas influências na literatura mundial.
| Auditório. Dia 14, 19h

AULA LIVRE DE LÍNGUA E CULTURA RUSSA
Coord.: Alla Gueorguievna Dib. Com Francisco Marcio de Araújo e Rafael Almir Marcial Tramm.
De um modo descontraído e informal, professores de russo apresentam noções sobre língua, alfabeto e cultura russa.
| Sala de convivência. Dias 15 e 16, 17h

SARAU: “MÚSICA E POESIA TRADICIONAIS DA RÚSSIA”
Coord.: maestro Victor E. Selin. Participação: Coral Folclórico Grupo Volga.
Regente por mais de 25 anos de diversos corais de música popular e lírica russas em São Paulo, Selin coordena este sarau literomusical. 
| Sala de convivência. Dia 17, 19h