Programação Olido - Junho

Confira a programação completa de junho do Centro Cultural Olido

EXPOSIÇÃO

ÁFRIKA LUNAR - MISTÉRIOS DO BATUQUE
Em uma cidade como São Paulo em que muitas culturas se cruzam todos os dias, é imprescindível não lembrar que somos um reflexo de um passado esquecido, somos a realidade prevista no que foi construído por antigas civilizações, “Afrika Lunar” nos traz a ideia de que apesar das diferenças, somos todos da lua, do lugar que queremos hoje, voltar. As obras terão um olhar sobre o mistério, a luz, a tecnologia e as reflexões sobre o que somos a partir da primeira camada social existente no mundo.
Artista: Isidro Sanene
Onde: Corredor
Quando: De 1 a 10 de junho das 10h às 20h
Gratuito
Livre

OLHARES
Tendo como intuito observar o mundo e as suas possibilidades por meio de formas modeladas, a exposição Olhares permite ao público entrar em contato com o lúdico, o mágico e a mais sutil e delicada forma de expressão da essência humana, o brincar. A produção artística consiste em reproduzir imagens já conhecidas no cenário das artes visuais, fotográficas e cinematográficas, a fim de aproximar o público de tais visualidades imagéticas. Feita com bonecos de forma pedagógica/educacional, direcionando o “brincar” não apenas para o público infantil, mas onde todos podem e devem se permitir ao exercício da imaginação.
Onde: Espaço Vitrine de Arte
Quando: De 10 a 31 de junho das 10h às 20h
Gratuito
Livre

PINNA - A FAMÍLIA DA ARTE
Pinna - “A família da arte” mostra a arte de raízes caiçaras, a expressão da arte em Ilhabela. A família Pinna tem tradição de mais de meio século dedicados à arte. Entre desenhos, pintura, escultura, artes cênicas e música, a família transita livremente entre as várias modalidades artísticas.
Onde: Vitrine de Arte
Quando: a partir de 10 de junho das 10h às 20h

TEATRO

OUTROS EUS
O Marinheiro é uma obra minimalista, provocatória e de vanguarda. Ela “permite conhecer de onde vem a inspiração de Fernando Pessoa quando aos 24 anos escreveu a peça em dois dias. Revela sua intuição e a visão daquilo que viria a ser sua vida de artista de tormento e sofrimento”.
Onde: Sala Paissandú
Quando: 26 de junho às 20h
Ingressos: 1h antes
Gratuito
Livre

N
“N” é livremente inspirado na história de Anne Frank, garota judia que viveu refugiada durante a Segunda Guerra Mundial. Num universo cheio de poesia, a peça nos leva a refletir sobre a condição de uma vida refugiada.
Onde: Sala Paissandú
Quando: 23 de junho às 20h e 24 de junho às 19h
Ingressos: 1h antes
Gratuito
Livre

CIRCO

SARAU DO CIRCO
Sarau do Circo é um espetáculo que reúne artistas circenses de diferentes expressões, sempre tendo o circo como tema central. Além de uma banda que acompanha o evento tocando ao vivo obras do cancioneiro circense, apresentam-se malabaristas, mágicos, palhaços, equilibristas, entre outros.
Onde: Vitrine da Dança
Quando: 30 de junho às 18h
Gratuito
Livre

DANÇA

ESGARES - SOPRO CIA DE DANÇA
Esgares é um trabalho inédito de dança contemporânea com concepção e coreografia assinada por Roberto Amorim, feito especialmente para a Sopro Cia de Dança. O espetáculo trata de movimentos de corpo e gestos cômicos da nossa vida cotidiana, aspectos ou jeitos que o rosto assume em determinadas situações.
Onde: Sala Paissandú
Quando: 1 e 2 de junho às 20h
3 de junho às 19h
Ingressos: 1h antes
Gratuito
Livre

CISNE NEGRO - 5DANÇAS
Dirigida por César Dias Cirqueira, o projeto é fundamentado na criação de coreografias que serão elaboradas por intérpretes pertencentes ao corpo estável artístico da Cisne Negro Companhia de Dança. A oportunidade de experimentar e desenvolver possíveis ideias, células coreográficas ou movimentação de preferência do intérprete criador são os propulsores para a fidelização do Projeto 5danças.
Onde: Sala Paissandú
Quando: 15, 16 às 20h e 17 de junho às 19h
Ingressos: 1h antes

D...EQUILÍBRIO - SOLO DE DANÇA
O espetáculo Solo de Dança contemporâneo é dividido em três partes e retrata a fragilidade de uma pessoa que oscila nos humores de sua vida.
Onde: Sala Paissandú
Quando: 30 de junho às 20h e 1 de julho às 19h
Ingressos: 1h antes
Gratuito
Livre

LITERATURA

SARAU DO GATTO
Com o tema "Postura", o Sarau do Gatto chega à sua 43ª edição. O evento é aberto a todos que queiram apresentar produção própria, ler poesias de outros autores ou apenas ouvir boas histórias em boa companhia. Segundo o organizador Alberto Gattoni, o tema vai colocar em pauta as diversas situações em que as pessoas devem ter posições perante os fatos diuturnos que vivenciamos.
Onde: Café dos Artistas
Quando: 2 de junho às 18h
Gratuito
Livre

SHOW

FATIMA FONSECA - O FADO E EU
Em homenagem a Portugal, a cantora e compositora Fátima Fonseca se apresenta com o show "O Fado e Eu". O repertório inclui fados inéditos de autoria da cantora e do produtor musical David Pasqua como “Amor Viajante”, o fado canção indicado ao prêmio internacional da música portuguesa nos Estados Unidos “A Bossa e o Fado”, celebrando a união dos dois países irmãos (Brasil e Portugal) e "Rio de Moinhos", homenagem aos imigrantes portugueses, todos com grande sucesso nas rádios francesas e portuguesas.
Onde: Sala Olido
Quando: 1 de junho às 20h
Ingressos: 1h antes
Gratuito
Livre

MARQUINHOS JACA - CLÁSSICOS DO SAMBA PELA CIDADE
O samba do representante da zona norte de São Paulo, Marquinhos Jaca, em homenagem aos grandes compositores de seu repertório: Zeca Pagodinho, Almir Guineto, Jovelina Pérola Negra, Dona Ivone Lara e Germano Mathias.
Onde: Vitrine da Dança
Quando: 1 de junho às 19h
Gratuito
Livre

ETIÓPICOS
Criada em 2015, a banda Etiópicos teve sua base no trabalho do músico e compositor Kiuadadaua desde 2009. Vindos da Zona Leste, as referências da banda vêm do reggae roots com o fundamento Rastafari Nyahbinghi. Em 2016 finalizou seu EP solo, nascendo assim o single “UM COMEÇO DINOVO” que tem como base a história da unificação, do músico Kiuadadaua & Banda.
Onde: Sala Olido
Quando: 2 de junho às 19h
Ingressos: 1h antes
Gratuito
Livre

TRIO SABIÁ - FORRÓ TRADICIONAL
O Trio Sabiá com 32 anos de carreira teve a oportunidade de mostrar o forró tradicional brasileiro em Londres, Inglaterra na Europa, surpreendendo com casas cheias em quatro apresentações em lugares diferentes, a trajetória do Trio Sabiá alcançou sucessos e respeito em sua história musical, percorrendo diversos estados e cidades do Brasil.
Onde: Vitrine da Dança
Quando: 6 de junho às 19h
Gratuito
Livre

SAMBA ROCK - GRUPO PESQUISA
Criado em 1975, o "Grupo Pesquisa" surge com o desejo de atingir todas as classes, aderindo ao movimento musical do Swing e Samba Rock. Tendo uma presença marcante em diversos CDs coletâneas de Samba Rock com a música "Swing do Brasil", em 1993 retornou ao cenário fonográfico com o relançamento do álbum citado pela gravadora Star Records.
Onde: Vitrine da Dança
Quando: 7 e 21 de junho às 19h
Gratuito
Livre

KAOLL: SOB OS OLHOS DE EVA
“Sob os Olhos de Eva”, novo trabalho autoral do Kaoll foi produzido em conjunto com o livro de Renato Shimmi. A trilha sonora elaborada pelo Kaoll descreve a dualidade entre lirismo e opressão nas revoluções históricas, a partir do mito de Eva e a expulsão do paraíso até os tempos atuais. Na apresentação, os músicos executam as trilhas em formato acústico e o escritor comenta cada capítulo.
Onde: Sala Olido
Quando: 8 de junho às 18h
Ingressos: 1h antes
Gratuito
Livre

BAILE DO BATUCA
Baile do Batuca projeto SambaRockBlack, vem da ideia de produções musicais unindo o acústico com o eletrônico, tem o objetivo de trabalhar a cultura do Samba Rock e trazer linhagens musicais afrodescendentes. Nesta edição serão enfatizado os Astros Do Samba Rock e aniversário do Batuca como tema principal com muita música, dança e arte pra geral dançar.
Onde: Vitrine da Dança
Quando: 8 e 15 de junho às 19h
Gratuito
Livre

IN-EDIT BRASIL 2018
THUNDERBIRD - TRIBUTO AO JOELHO DE PORCO
Luiz Thunderbird reúne sua banda, Devotos de Nossa Senhora Aparecida, para prestar uma homenagem à sua banda favorita, Joelho de Porco, celebrando a exibição do filme “Meu Tio e o Joelho de Porco”, que passa no Cine Olido às 17h, logo antes do show.
Onde: Sala Olido
Quando: 9 de junho às 19h30
Ingressos: 1h antes
12 anos

BANDA FOGO CRUZADO
Banda Paulista formada em 1981 tornou-se umas das principais banda Punk brasileira após gravar a coletânea "SUB" em 1983 juntamente com Cólera e Ratos do Porão. A Banda é conhecida no movimento Punk, com músicas como: Terceira Guerra, Inimizade, que se tornaram verdadeiros clássicos do movimento. Hoje apresenta uma nova formação, trazendo Willian Mamede no vocal, Ari Baltazar na Guitarra, Anselmo Carlucci no baixo e Valter Muniz na bateria.
Onde: Sala Olido
Quando: 10 de junho às 18h
Ingressos: 1h antes
Gratuito
Livre

MELODIA SENTIMENTAL
Para memorar os 81 anos do falecimento de Noel Rosa, o grupo Melodia Sentimental apresenta o projeto "Cantando Noel Rosa em Verso e Prosa", com o intuito de resgatar o samba tradicional. A proposta é evidenciar que a união faz a diferença e como não pode deixar de ser; membros das Comunidades Samba da Alegria (Brás – Zona Leste) e Projeto Samba do Tempo do Onça (Pq Santo Antônio – Zona Sul) e músicos de diversos expoentes artísticos juntam-se para a apresentação.
Onde: Vitrine da Dança
Quando: 12 de junho às 19h

ZÉ DA LUA - BRASIL HEXA CAMPEÃO
Zé da Lua é ator brincante, produtor cultural, pesquisador de mestres de cultura, cantor, compositor, ativista cultural e jornalista. Recebeu forte influência da cultura popular nordestina em sua formação no bairro de São Miguel Paulista, adotou o nome em homenagem a Luiz Gonzaga (também conhecido como Mestre Lua) em pesquisa multicultural aos mestres de cultura do nordeste durante 7 anos em Fortaleza Ceará. Zé da Lua também compôs a música Zé da Lua "Brasil Hexa Campeão" para Copa do Mundo 2018.
Onde: Vitrine da Dança
Quando: 13 de junho às 19h
Gratuito
Livre

VIEGAS - ALQUIMIA SONORA
Com faixa etária livre para todos os amantes de boa música, o álbum "Alquimia Sonora" dá um verdadeiro show com muita química entre as influências marcantes do Hip Hop e Reggae. O nome do álbum diz tudo: a união de elementos para se transformar em algo novo. E quando isso é traduzido para a música mostra uma mistura que certamente vai surpreender a todos.
Onde: Vitrine da Dança
Quando: 14 de junho às 19h

LAIKABOT
Formada em 2015 por Vivi Lopes (vocal, sintetizador e efeitos), Gil Tokio (bateria e percussão) e Kiki Isoda (baixo/guitarra e sintetizador), a banda paulista pode ser classificada como pop, mas carrega em seu DNA uma mistura quase inconsequente de estilos, ritmos e idiomas; transitando pelo rock, música latina, funk, eletrônica, heavy metal, MPB e outros gêneros.
Onde: Vitrine da Dança
Quando: 16 de junho às 19h
Gratuito
Livre

IN-EDIT BRASIL 2018 - ULTRAJE A RIGOR
A banda Ultraje a Rigor, liderada pelo vocalista Roger Moreira, faz uma apresentação exclusiva para o In-Edit Brasil tocando seus clássicos mais conhecidos, logo após a projeção do filme “Ultraje!”, exibido às 17h no Cine Olido.
Onde: Sala Olido
Quando: 16 de junho às 19h30
Ingressos: 1h antes
12 anos

OLIDO CANTO COM DINHO NASCIMENTO
Dinho Nascimento é a próxima atração do Projeto Olido Canto. Multi-instrumentista, Dinho adora misturar ritmos: são grooves afro-beats, samba-coco, maracatu-soul, congo de ouro, barravento, baião e samba de roda. Dinho apresentará composições autorais que falam da natureza, das coisas simples da vida, de maneira atemporal, evocando uma memória ancestral. Berimbau, baixo, guitarra, violão e percussões dialogam com seus vocais , preenchendo o espaço de festa e alegria!
Onde: Sala Olido
Quando: 18 de junho às 20h
Ingressos: 1h antes
Gratuito
Livre

FORRÓ DAS MINAS COM NANDA GUEDES - ME LEVA QUE EU VOU
O show resgata os ritmos brasileiros como o forró, o coco, o maracatu, e ijexá entre outros. As notas melodiosas da sanfona acompanhadas da distorção da guitarra trazem uma sonoridade especial ao show, acompanhadas também de zabumba, percussão minimalista e bateria desmembrada. Uma formação inusitada que busca a mistura dos ritmos com muito balanço e swing. Canções de Lenine, Pedro Luís, João do Vale, Ednardo entre outros.
Onde: Vitrine da Dança
Quando: 20 de junho às 19h
Gratuito
Livre

ORQUESTRA DE CÂMARA L’ESTRO ARMONICO COM FLÁVIO VARANI
A Orquestra de Câmara L'Estro Armonico foi fundada no início de 1981. O nome do conjunto, que reúne conceitos de “inspiração” e “harmonia”, decorre de um famoso ciclo de 12 concertos para violinos e cordas do compositor do barroco italiano Antonio Vivaldi, cuja execução, na íntegra, constituiu o objetivo do grupo em seus primórdios. Nesta oportunidade, teremos o privilégio de contar com a presença do grande pianista brasileiro Flávio Varani, que atualmente reside fora do Brasil e que virá ao nosso país para este encontro.
Onde: Sala Olido
Quando: 20 de junho às 20h
Ingressos: 1h antes
Gratuito
Livre

ENCONTROS E OFICINAS
VEM! - VITRINE EM MOVIMENTO
O projeto, do FDU (Fórum de Danças Urbanas), tem o propósito de promover as danças urbanas num conceito de partilha, diversão e conhecimento, proporcionando a adeptos e curiosos uma vivência diferenciada, convidando você e a toda família para dançar e curtir a Black Music.
Onde: Vitrine da Dança
Quando: 10 de junho às 14h
Gratuito
Livre

BATALHA GRAJAÚ RAP CITY
Com o intuito de divulgar e difundir o RAP e a cultura Hip Hop do Grajaú, a Batalha Grajaú Rap City propõe além de uma batalha de Rap, uma disputa de Ranking de MCs, para que o público, além de prestigiar, possa participar da atividade.
Onde: Vitrine da Dança
Quando: 22 de junho às 19h
Gratuito
Livre

REGGAE HOUR
Com o objetivo de promover encontros culturais entre artistas, produtores, foto?grafos, investidores e apreciadores da cena reggae em um só lugar, o Reggae Hour irá fomentar a comunicac?a?o nesse meio, amplificando o que ocorre na capital e nas cidades próximas para todo o Brasil e o mundo. O projeto tambe?m oferecerá o?timo espac?o para novos grupos de trabalhos, novos talentos e novos projetos culturais.
Onde: Vitrine da Dança
Quando: 25 de junho às 19h
Gratuito
Livre

CINEMA

NOS QUATRO CANTOS DO JONGO
"Eu sou caxambu, sou tambu, sou angoma-puita e o agogô, eu sou o Jongo, sou pai do Samba, sou negro sim sinhô". Nos 4 Cantos do Jongo é um Projeto incentivado pela 14ª edição Programa Vai. É um trabalho de pesquisa em Jongo, junto a Mestres de 4 Comunidades Tradicionais: Guaratinguetá, Piquete, Lagoinha e Campinas. O Projeto também reuniu 4 Grupos de Jongo da capital paulista para Jongar e compartilhar suas trajetórias.
Onde: Cine Olido
Quando: 11 de junho às 19h30
Ingressos: 1h antes
Gratuito
Livre