Galeria Olido apresenta espetáculo de dança sobre Nijinsky

Virtual Companhia de Dança faz apresentações gratuitas até 20 de março

Share/BookmarkCompartilhe

Considerado por muitos o maior bailarino de todos os tempos, Vaslav Nijinsky chegou a ser definido na época em que atuava, no início do século 20, como o “deus do balé”, mas em 1919, quando tinha 29 anos de idade, enlouquece. Esse russo que assinou coreografias que marcaram a história da dança, como “L'Après-Midi d'un Faune”,  “A Sagração da Primavera” e “Till Eulenspiegel”, terá, entre os dias 17 e 20, na Galeria Olido, um espetáculo inspirado em sua carreira que alterna glória e desespero. Com o nome de “Diálogos sobre Nijinsky”, o trabalho será encenado pela Virtual Companhia de Dança.

A concepção surgiu enquanto o grupo fazia um estudo sobre a história da dança e percebeu que em 2012 “L'Après-Midi” completará 100 anos desde que foi interpretado pela primeira vez pela célebre companhia Les Ballets Russes. Segundo o diretor Marcelo Zamora, o espetáculo revisita a obra e a vida do bailarino. “A coreografia foi criada a partir de diálogos, correspondências de artistas de diferentes disciplinas e países e de visitas aos locais representativos da história de Nijinsky”, conta ele. Para realizar a pesquisa, o grupo passou duas semanas em Paris visitando, por exemplo, o Théâtre du Châtelet, onde o dançarino se apresentou pela primeira vez na França, em 1909, e o Cemitério de Montmartre, onde foi sepultado. O projeto de pesquisa conta com uma série de registros em vídeo que fará parte da montagem. A coreografia é de Mário Nascimento.

Em um cenário minimalista, dois intérpretes se revezam a cada apresentação ao som das obras “La Mer” e “Prélude à l'Après-Midi d'un Faune”, compostas por Claude Debussy.

Serviço: Galeria Olido – Sala Paissandu. (139 lugares) Av. São João, 473, Centro. Tel. 3331-8399 e 3397-0171. Centro. De 17 a 20 de março. 5ª a sáb., 20h. Dom., 19h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes)