Música corporal é vista pela lente de Mike Melnyk

Exposição que entra em cartaz em 18 de novembro foca no corpo como instrumento de expressão musical e ritmica

Share/BookmarkCompartilhe

Quem gosta de música e de dança que usam o corpo como instrumento, pode conferir, na Galeria Olido, a partir do dia 18, uma exposição dedicada ao tema. Com curadoria de Luiz Garrido, a mostra fotográfica Mike Melnyk – Festival Internacional de Música Corporal (IBMF) traz imagens dos bastidores, das oficinas e das apresentações dos artistas que se apresentaram nas duas primeiras edições do evento, realizadas em 2008 e 2009, na cidade de São Francisco (EUA).

Idealizado pelo pesquisador Keith Terry, o IBMF enfoca manifestações culturais produzidas em todo o mundo, integrando música, dança, sapateado, canto e percussão corporal. As atividades conversam com a ancestralidade e contemporaneidade do gênero artístico sonoro considerado o primeiro produzido pelo homem, a música corporal. A expressão resgata a espontaneidade humana de buscar sons e movimentos, explorando recursos da boca, voz, palmas, batidas dos pés, brincadeiras de mão e de roda.

"Melnyk reuniu um material extenso e criativo que instiga o público a saber o que é a música corporal e o que ela possibilita”, comenta Flávio Loureiro, coordenador da montagem e produção da exposição. Segundo ele, o fotógrafo americano, além de ser um profissional respeitado, é um apaixonado por temas culturais. “Dessa forma, ele consegue traduzir a atmosfera da encenação com muita originalidade, revelando um verdadeiro envolvimento entre artista e fotógrafo”, completa.

A mostra é organizada em blocos de cada artista enfocado e apresenta uma série de fotos das oficinas, das apresentações e dos bastidores. Do Brasil, o gênero é representado pelo grupo paulista Barbatuques, que participou dos festivais anteriores.

Pela primeira vez fora dos Estados Unidos, o evento chega a São Paulo e, além da exposição, conta com encenações, palestras e oficinas.

Serviço: Galeria Olido – espaço expositivo (sobreloja). Centro. De 18/11 a 19/12. 3ª a dom., das 13h às 20h. Grátis