Núcleo Luis Ferron explora universo do carnaval

A partir dos movimentos do mestre sala e porta bandeira, o espetáculo revela a mistura de culturas que é o carnaval

O Núcleo Luis Ferron traz para o corredor da Galeria Olido o espetáculo Sapatos Brancos, sempre as sexta, sábado e domingo, às 18h. Em Sapatos Brancos, Luis Ferron estuda toda a tradição do carnaval de São Paulo, suas escolas de samba, mas focando nas figuras do Mestre Sala e Porta Bandeira, explorando a riqueza do gestual que compõe a dança dessas figuras centrais. A obra explora seus significados na sua forma de apropriação espacial e temporal e revela a mistura de gerações, crenças e etnias tão típica do carnaval.

Para transportar o universo da maior festa do mundo para o palco, o coreógrafo usa diversas linguagens como vídeos, imagens, além das próprias ações físicas e consegue resgatar a memória colocando-a como objeto de estudo e investigações estéticas. A partir disso, é possível aproximar o público dos imaginários sociais e seus espaços urbanos, reconstruindo imagens que representam o cotidiano dessa manifestação cultural.

Foram usados depoimentos e contribuições dos próprios protagonistas na busca de uma dramaturgia coerente ao fato vivido.

Serviço: Galeria Olido. Av. São João, 473, Centro. Tel. 3397-0171 – Sala Paissandu: 136 lugares. Dias 18 a 21. 5ª a sáb., 20h. Dom., 19h. (retirar ingresso meia hora antes) 50 min. Livre.