Galeria Olido apresenta 1ª Mostra de Estúdios Ópera de São Paulo

Novo projeto do Theatro Municipal, 1ª Mostra de Estúdios Ópera de São Paulo, terá sua abertura no dia 20 com a obra 'O dominó negro (Le domino noir)'

Os apreciadores do canto lírico têm mais um motivo para se dirigir à Sala Olido. A partir deste mês, será apresentado em seu palco, com entrada franca, o novo projeto do Theatro Municipal: 1ª Mostra de Estúdios Ópera de São Paulo.

A idéia partiu de Eloisa Baldin, coordenadora de projetos especiais. Para ela, produções de óperas completas ou em formato pocket (resumidas) têm sido produzidas, ultimamente, tanto em São Paulo como em outros estados brasileiros, por diversos estúdios de ópera. “O objetivo dessa iniciativa é preparar os jovens cantores para futuras atuações em espetáculos líricos”, explica Eloisa, que também é meio-soprano. “Esses grupos, geralmente ligados a instituições de ensino de música, recebem orientação de importantes professores e diretores cênicos da área e, conseqüentemente, têm obtido, como resultado, trabalhos de excelente qualidade”. Segundo a coordenadora, a mostra, que integra a série Vesperal na Olido, deve reunir um pouco do que de melhor tem sido realizado por esses estúdios.

A montagem que abre as apresentações, dia 20, às 18h30, é a do Ópera Estúdio da Emesp (Escola de Música do Estado de São Paulo “Tom Jobim”), na qual será encenada a obra cômica O dominó negro (Le domino noir), do compositor francês Daniel Aubert. Dedicado ao Ano da França no Brasil, o espetáculo tem direção e narração de Mauro Wrona. Os figurinos foram desenhados e produzidos pelos alunos do curso de moda da Faculdade Santa Marcelina. O enredo é o de uma comédia de erros, que acontece durante um baile de máscaras, na Espanha, no qual a protagonista se esconde embaixo de um capuz de dominó (fantasia carnavalesca).

Dia 27, também às 18h30, os alunos de música da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Unesp-SP, apresentam o programa Um panorama da ópera. Com direção de Márcia Guimarães e Martha Herr, o espetáculo reúne cenas famosas do repertório operístico mundial. Os cenários e figurinos são da Central de Produção Chico Giacchieri, do Theatro Municipal.


Programação

1ª MOSTRA DE ESTÚDIOS ÓPERA DE SÃO PAULO
Ópera Estúdio da Escola de Música do Estado de São Paulo
– Tom Jobim (EMESP)
Dir. e narração: Mauro Wrona. Com Gabriela Rossi, Milena Tarasiuk, Eduardo Trindade, Fernando de Castro,  Fernanda Nagashima e Diego Tognato. Figurinos: alunos do curso de moda da Faculdade Santa Marcelina.
Será apresentada a ópera cômica em três atos: Le domino noir, de Daniel Aubert.
| Dia 20.

Alunos do Curso de Bacharelado em Música da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP-SP)
Dir.: Márcia Guimarães e Martha Herr. Com Alexandra Liambos (soprano), André Estevez (tenor), Angélica Menezes (meio-soprano), Pedro Ometto (barítono) e outros. Piano: Edgar Gonsales, Eduardo Oliva e outros. Cenários e figurinos: Central de Produção Chico Giacchieri, do Theatro Municipal de São Paulo.
O programa Um panorama da ópera apresenta cenas famosas do canto lírico.
| Dia 27.


Serviço: Galeria Olido. Av. São João, 473. Centro. Tel. 3331-8399 e 3397-0171. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Dias 20 e 27. Grátis.