Radicado na Inglaterra, brasileiro fala sobre dança

Jean Abreu fala sobre processos criativos de coreografias entre os dias 26 e 28

Partindo de situações reais e trabalhando com uma idéia fixa que se desenrola a cada estágio do processo criativo, o bailarino e coreógrafo Jean Abreu constrói seus trabalhos, hoje reconhecidos em países como Holanda, Alemanha, Espanha e Itália. Brasileiro, com residência na Inglaterra, Abreu volta à sua terra natal para ministrar uma oficina para bailarinos, entre os dias 26 e 28, na Galeria Olido. 

Guiado pelo forte lado intuitivo, o coreógrafo maranhense saiu do Rio de Janeiro, onde deu os primeiros passos em dança de salão com o professor Carlinhos de Jesus, e imigrou para Londres, em 1996, especializando-se em dança contemporânea. Conhecido por misturar os elementos e tradições da cultura brasileira com as influências aprendidas na Europa, o intérprete passou a trilhar seu trabalho como coreógrafo e recebeu prêmios importantes, até ser convidado a integrar a The Place (London Contemporany Dance School), entre 2004 e 2006.  “Penso que minha técnica de movimento vem, em grande parte, das experiências que tive no Brasil com as danças populares, carregadas de emoção”, explica Abreu. “Essa linguagem física do nosso país é única e está presente em diversas formas de expressões culturais”, completa.

Com o objetivo de propor um diálogo entre o Reino Unido e o Brasil, a oficina deve investigar as características da dança contemporânea nos dois países, além de explorar as novas tendências desenvolvidas pelos artistas brasileiros. “Estou curioso com a resposta que os bailarinos darão às minhas idéias e técnicas de movimento. O que eu busco é um intercâmbio entre os trabalhos”, diz o coreógrafo. Com uma estrutura simples, as aulas se dividem entre a prática e a discussão a respeito do que foi desenvolvido. Ao final dos encontros, os alunos fazem uma apresentação informal.

Serviço: Galeria Olido – Sala Café. Avenida São João, 473 - Centro. De 26 a 28, das 9h às 14h. Tel.: 3331-8399. Grátis
15 vagas. Inscrições até dia 20. Os interessados devem enviar uma carta de intenções e currículo para o e-mail:
workshop@jeanabreu.com.