Na Galeria Olido, primeira edição do Festival Internacional de Documentários Musicais conta com show de Jards Macalé

Entre 25 de junho e 5 de julho, sete salas de exibição na cidade levam às telas 29 filmes internacionais e 15 nacionais, dos quais apenas seis estarão sob julgamento do público

Em Barcelona, há sete anos, o Festival Internacional de Documentários Musicais chega ao Brasil, em sua primeira edição, entre os dias 25 de junho e 5 de julho, com exibições em seis salas de cinema na cidade de São Paulo - Cine Olido, Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, MIS, CineSesc, Instituto Cervantes e HSBC Belas Artes. Durante a mostra, o público vota no melhor filme-musical brasileiro inédito, que será exibido em outubro na Espanha. O festival conta ainda com a presença de diretores, shows e palestras entre as sessões.  

No Cine Olido, o filme Jards Macalé: um morcego na porta principal é exibido às 19h30, antecendo o show do cantor carioca, dia 27, às 20h30. Conhecido pelo trabalho multifacetado que passeia por diversas áreas, da composição de trilhas sonoras para o cinema à atuação em televisão, direção musical em teatro e colaboração em exposições de artistas plásticos.  

O autor dos clássicos Vapor barato, Movimentos dos barcos e Gotham City é retratado por Marco Abujamra e João Pimentel no documentário vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival do Rio, em 2008.  Na tela, a história do parceiro principal de Waly Salomão, violonista e arranjador de Gal Costa e Caetano Veloso, ator e autor de trilhas de Nelson Pereira dos Santos abre o show marcado para as 20h30, na Sala Olido. No repertório, sucessos de sua carreira como Só morto, de 1970; Let’s play that, de 1983; e Macalé canta Moreira, de 2000. No CCJ Ruth Cardoso, o filme será exibido dia 26 de junho, às 19h30.

Dos 29 filmes internacionais e 15 nacionais, apenas seis estarão sob julgamento do público. São eles: Na base da Bossa, 50 anos de excelência; Música subterrânea; Jards Macalé: um morcego na porta principal; Favela On Blast; Dub Echoes; e Fandango.

Entre os filmes exibidos no Cine Olido e CCJ Ruth Cardoso, estão Dub Echoes, de Bruno Natal, End of the century: the story of the Ramones, de Jim Fields e Michael Gramalia, e Guidable – a verdadeira história dos Ratos de Porão, de Fernando Rick e Marcelo Appezzato. 

Com o objetivo de fomentar a produção desse gênero cinematográfico e oferecer ao público a oportunidade de ver títulos difíceis de serem encontrados no circuito comercial o Festival já acontece há cinco anos em Santiago do Chile, e chegou também à Buenos Aires, na Argentina e Pueblas, no México, neste ano.

Programação completa

IN-EDIT – FESTIVAL INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS MUSICAIS
GALERIA OLIDO / CINE OLIDO / CENTRO / R$ 1 / CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE / ZONA NORTE / GRÁTIS / DE 27/6 A 5/7 / GRÁTIS

- Galeria Olido:
Av. São João, 473, Centro | Tel. 3331-8399. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô.

MUNDO TRIBUTO
(Argentina, 2007, 90 min, DVD). Dir.: Adrián Fares e Leo Rosales.
O filme reúne grandes bandas covers e artistas anônimos do mundo em uma homenagem a todos os fãs que transformam grandes nomes da música em mitos imortais.
/ Dia 26/6, 15h

RUÍDO DAS MINAS
(Brasil, 82 min, DVCam). Dir.: Filipe Sartoreto.
Depoimentos, anedotas e imagens inéditas do movimento heavy metal de Belo Horizonte, de onde surgiram bandas como Sepultura, Sarcófago e Overdose.
/ Dia 26/6, 17h

PUNK’S NOT DEAD
(Estados Unidos, 2005, 115 min, DVD). Dir.: Susan Dynner.
Bandas mundialmente conhecidas falam sobre a sobrevivência do punk à cineasta Susan Dynner. Entre elas, Green Day, The Offspring, Pennywise e Bad Religion.
/ Dia 26/6, 19h30

BICHO DE PÉ-10 ANOS
(Brasil, 54 min, DVD). Dir.: Conrado Vidal.
A história do grupo de forró universitário Bicho de Pé, que surgiu em São Paulo no final dos anos 1990 contada com bom humor pelos integrantes.
/ Dia 27/6, 15h

NA BASE DA BOSSA, 50 ANOS DE EXCELÊNCIA
(Brasil, 52 min, DVCam). Dir.: Jodele Larcher.
Releituras de clássicos do gênero, encontros musicais, depoimentos dos criadores e seguidores, além de uma Jam Session com duas gerações da Bossa Nova gravada em uma casa em Joatinga, no rio de Janeiro, referência aos famosos encontros musicais promovidos por Nara Leão em seu apartamento, nas décadas de 1950 e 1960.
/ Dia 27/6, 17h

JARDS MACALÉ: UM MORCEGO NA PORTA PRINCIPAL
(Brasil, 71 min, DVD). Dir.: Marco Abujamra e João Pimentel.
O autor dos clássicos Vapor barato, Movimentos dos barcos e Gotham City é retratado no documentário vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival do Rio, em 2008. 
/ Dia 27/6, 19h30

SHOW COM JARDS MACALÉ
Compositor, intérprete, violonista, produtor e diretor musical, orquestrador e ator, Jards Macalé faz um show na Sala Olido antecedendo a exibição do documentário Jards Macalé – Um morcego na porta principal, de Marcus Abujamra e João Pimentel, que integra o In-Edit – Festival Internacional de Documentários Musicais. O filme ganhou o Prêmio Especial do Júri no Festival do Rio de Janeiro em 2008.
/ Sala Olido. Show: Dia 27/6, 20h30. Grátis

RECIFE BEAT
(Brasil, 85 min, DVCam). Dir.: Pedro Paulo Carneiro.
Encabeçado por Chico Science, protagonistas do movimento manguebeat, original de Recife, contam a trajetória do ritmo no Brasil.
/ Dia 28/6, 15h

JAGUARIBE CARNE: ALIMENTO DA GUERRILHA CULTURAL
(Brasil, 30 min, DVCam). Dir.: Fabia Fuzeti e Marcelo Garcia.
Trajetória do grupo Jaguaribe Carne, um aação cultural criada pelos irmãos Pedro Osmar e Paulo Ró, que influenciou músicos do nordeste brasileiro. A história é contada por Lenine, Gilberto Gil, Elba Ramalho, entre outros.
MAESTRO FORMIGA
(Brasil, 30 min, DVD). Dir.: Amaro Filho e Rafael Coelho.
Gravado no Recife, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, o curta traça a trajetória do Maestro Formiga, inovador compositor e arranjador com mais de três décadas de carreira.
REC AND BEAT
(Brasil, 62 min, DVD). Dir.: Pedro Bayeux.
Dividido em três capítulos, o documentário acompanha o festival gratuito, Recbeat, que acontece no carnaval de Recife.
/ Exibições seguidas. Dia 28/6, 17h

BRITOMANIA
(Brasil, 60 min, DVCam). Dir.: Pedro Paulo Carneiro.
No começo dos anos 90, integrantes das bandas Kid Abelha e Barão Vermelho formaram o grupo Os Britos para tocar versões das músicas dos Beatles na apresentação do filme Back Beat. O documentário comenta esse trabalho e o resultado 11 anos depois da viagem pelo Reino Unido.
/ Dia 30/6, 15h

BICHO DE PÉ – 10 ANOS
(Brasil, 54 min, DVD). Dir.: Conrado Vidal.
Veja sinopse anterior.
/ Dia 30/6, 17h

CALANGOS E CALANGUEIROS
(Brasil, 71 min, DVCam). Dir.: Flávio Cândido.
O filme caminha pelo Vale do Rio Paraíba do Sul com o mestre Alcides Iraú em busca do calango e de outros calangueiros. São reunidos mais de 60 calngueiros de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
/ Dia 30/6, 19h30

TEU CANTO DE PRAIA
(Brasil, 60 min, Betacam SP). Dir.: Manu Sobral.
Resultado de dois anos de pesquisa e convivência com os caiçaras fluminenses, paulistas e paranaenses.
NÓS SOMOS UM POEMA
(Brasil, 17 min, 35mm). Dir.: Sérgio Sbragia e Beth Formaggini.
O curta conta a história da quase desconhecida parceria entre Pixinguinha e Vinicius de Moraes, que se reuniram para compor a trilha sonora do filme de Alex Viany, Sol sobre a lama, de 1963.
/ Exibições seguidas. Dia 1º, 15h

MÚSICA SUBTERRÂNEA
(Brasil, 115 min, DVD). Dir.: Luciano Coelho.
Baseado na pesquisa Música subterrânea: o jazz em Curitiba como elemento significante para os contornos do cenário sócio cultural da cidade, o filme traça o panorama despretensioso e de enorme qualidade criado por músicos como Airto Moreira, Raul de Souza e Gebran Sabbag.
/ Dia 1º, 17h

FANDANGO
(Brasil, 74 min, DVCam). Dir.: Rene Goya Filho.
Retrato do instrumentista Renato Borghetti durante a gravação de seu mais recente CD, Fandango, realizado na fazenda do músico, no Sul do Brasil.
/ Dia 1º, 19h30

O REI DA MUNGANGA
(Brasil, 70 min, Betacam SP). Dir.: Carolina Paiva.
Viagem pelo interior do Nordeste durante a turnê de São João, realizada pelo cantor Genival Lacerda.
/ Dia 2, 15h

TERREIRO GRANDE
(Brasil, 63 min, DVCam). Dir.: Zeca Ferreira.
Documentário sobre os amigos da periferia de São Paulo que se reúnem em torno de uma mesa de bar para declarar seu amor ao samba carioca, formando o grupo Terreiro Grande.
/ Dia 2, 17h

END OF THE CENTURY: THE STORY OF THE RAMONES
(Estados Unidos, 2003, 108 min, DVD). Dir.: Jim Fields e Michael Gramalia.
Documentário retrata a trajetória da banda inventora do punk rock, Os Ramones, de Nova Iorque para o mundo, do início da carreira até a morte dos músicos.
/ Dia 2, 19h30

PUNK ATTITUDE
(Estados Unidos e Reino Unido, 2005, 89 min, DVD). Dir.: Don Letts.
Dos anos 50 até os dias de hoje, o filme documenta o movimento punk como um estado de espírito, e as influências que rendeu ao rock’n’roll, permanecendo intacto durante décadas.
/ Dia 3, 15h

ROLLING LIKE A STONE
(Suécia, 2005, 65 min, Betacam SP). Dir.: Stefan Berg.
O documentário traz Brian Jones, Keith Richards e Mick Taylor em uma descontraída festa privada que se estendeu por três dias em uma jam session durante a turnê escandinava de 1965, em Malmö, na Suécia.
/ Dia 3, 17h

THE GODFATHER OF DISCO
(Estados Unidos, 2007, 84 min, Betacam SP). Dir.: Gene Graham.
O filme conta a história do pioneiro, ativista e sobrevivente Mel Cheren, fundador do selo West End Records, em 1976, e presença fundamental no universo clubber.
/ Dia 3, 19h30

GUIDABLE – A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS RATOS DE PORÃO
(Brasil, 2009, 120 min, DVD). Dir.: Fernando Rick e Marcelo Appezzato.
História da banda brasileira Ratos de Porão, uma das mais antigas e importantes do cenário hardcore mundial, com quase três décadas de carreira.
/ Dia 4, 15h

FAVELA ON BLAST
(Brasil, 81 min, DVCam). Dir.: Leandro HBL e Wesley Pentz.
Um retrato da cultura do funk carioca, ritmo que mescla o funk eletrônico americano da década de 1980 com as diversas influências da música brasileira. Todo o processo de criação é apresentado por meio de entrevistas com personagens do morro.
/ Dia 4, 17h

DUB ECHOES
(Brasil, 71 min, DVD). Dir.: Bruno Natal.
Uma viagem pelo mundo para entender a origem do rap, da música eletrônica e do dub, surgido nos anos 60 na Jamaica.
/ Dia 4, 19h30

NINA SIMONE, LOVE SORCERESS... FOREVER
(França, 2008, 79 min, DVD). Dir.: René Letzgus.
Retrato da cantora, compositora e pianista que misturou jazz, blues e soul, e que ficou também conhecida por lutar pelos direitos civis dos negros norte-americanos.
/ Dia 5, 15h

ANITA O’DAY
(Estados Unidos, 2007, 90 min, 35mm). Dir.: Robbie Cravolina e Ian McCrudden.
A história da grande diva do jazz que cantou ao lado de Gene Krupa, Stan Kenton e Louis Armstrong, e passou por agruras em sua vida como abortos, alcoolismo, um estupro e diversas detenções.
/ Dia 5, 17h

- Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso
Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha | Tel. 3984-2466. Próximo do Terminal de Ônibus Cachoeirinha.

JARDS MACALÉ: UM MORCEGO NA PORTA PRINCIPAL
(Brasil, 71 min, DVD). Dir.: Marco Abujamra e João Pimentel.
Veja sinopse anterior.
/ Dia 26/6, 19h30

RESPECT YOURSELF: THE STAX RECORDS STORY
(Estados Unidos, 2007, 115 min, DVD). Dir.: Morgan Neville e Robert Gordon.
Documentário político, musical e racial que retrata a fase mais explosiva da cultura negra nos Estados Unidos.
/ Dia 27/6, 19h30

DUB ECHOES
(Brasil, 71 min, DVD). Dir.: Bruno Natal.
Veja sinopse anterior.
/ Dia 28/6, 14h

END OF THE CENTURY: THE STORY OF THE RAMONES
(Estados Unidos, 2003, 108 min, DVD). Dir.: Jim Fields e Michael Gramalia.
Veja sinopse anterior.
/ Dia 1º, 20h

RUÍDO DAS MINAS
(Brasil, 82 min, DVCam). Dir.: Filipe Sartoreto.
Veja sinopse anterior.
/ Dia 2, 20h

VELHAS VIRGENS – ATRÁS DE CERVEJA E MULHER
(Brasil, 59 min, Betacam SP). Dir.: Angelo Ravazi.
Em sua casa e viajando por turnês, a banda dos Velhas Virgens é acompanhada por um ano e retratada nos bastidores de cada apresentação.
/ Dia 3, 19h

BRITOMANIA
(Brasil, 60 min, DVCam). Dir.: Pedro Paulo Carneiro.
Veja sinopse anterior.
/ Dia 4, 14h

GUIDABLE – A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS RATOS DE PORÃO
(Brasil, 2009, 120 min, DVD). Dir.: Fernando Rick e Marcelo Appezzato.
Veja sinopse anterior.
/ Dia 5, 15h30